1ª PÁGINA


Ontário assina acordo com Otava para ter creches a 10 dólares/dia até 2025

O Ontário firmou esta semana um acordo com o governo federal para reduzir o preço das creches até 2025 para uma média de 10 dólares por dia, por criança, dando por concluído o processo de negociações que tem vindo a decorrer entre Otava e todas as províncias e territórios nacionais.

A partir de Maio, os pais que têm filhos em infantários ou creches licenciadas vão começar por beneficiar duma redução de 25 por cento nos custos, seguida em Dezembro de uma redução adicional, altura em que os preços deverão cifrar-se em cerca de metade dos que pagam actualmente, permitindo uma poupança, em média, de 6.000 dólares por ano, por criança.

A próxima ronda de redução dos preços terá lugar em Setembro de 2024, esperando-se então que até Setembro de 2025 as despesas com as creches e infantários se fixem na almejada média de 10 dólares por dia.

O acordo, no valor de 13.200 milhões de dólares ao longo de cinco anos, foi anunciado esta segunda-feira (28) em Brampton pelo primeiro-ministro provincial, Doug Ford, na presença do Primeiro-ministro federal, Justin Trudeau.

Para tentar colmatar as já longas listas de espera, o documento estipula a criação de 86.000 vagas, embora esse número inclua mais de 15.000 que foram criadas desde 2019.

O governo provincial confirmou entretanto ter garantido financiamento para um sexto ano de creches subsidiadas, que representa a sua parte no acordo, no valor de 9.200 milhões de dólares.

Segundo o ministro provincial da Educação, Stephen Lecce, embora os acordos entre Otava e as outras províncias se concentrem nas creches sem fins lucrativos, o Ontário "conseguiu garantir alguma flexibilidade para proteger o poder de escolha dos pais, inclusive para os proprietários de pequenas empresas, muitas vezes pertencentes a mulheres".

Por esse motivo, o ministro garantiu que o governo provincial vai também manter em vigor o actual programa de créditos fiscais infantil do Ontário.

Segundo o governo, foi possível através desta negociação com Otava garantir mais flexibilidade na forma como o dinheiro proveniente do governo federal tem de ser utilizado, bem como uma revisão do acordo no terceiro ano, abrindo assim a possibilidade de um reforço adicional nas verbas de financiamento.


Voltar a Sol Português