1ª PÁGINA


John Tory candidata-se a terceiro mandato para presidência da autarquia de Toronto

O presidente da Câmara de Toronto, John Tory, pretende dirigir o destino da maior cidade do país durante pelo menos mais quatro anos.

O autarca anunciou a sua intenção na manhã da passada sexta-feira (25) ao informar que vai concorrer ao terceiro mandato consecutivo nas eleições municipais de Outubro depois de, referiu, ter recebido a bênção e o apoio da família.

"São muito compreensivos em relação a isso [gestão do tempo dedicado ao trabalho e à família] e acabámos por ter algumas conversas sobre como poderei certificar-me de que tento alcançar aquele equilíbrio que é sempre difícil para as pessoas que estão envolvidas na vida pública", referiu John Tory aos repórteres que se encontravam presentes na conferência de imprensa.

Eleito pela primeira vez em 2014, o autarca de 67 anos já tinha pensado em ficar-se pelos dois mandatos, mas diz que os últimos anos o levaram a afastar essa ideia.

Segundo refere, adora dirigir a Câmara e quer continuar a avançar com a concretização dos objectivos de crescimento do município.

Se for reeleito e cumprir o novo mandato de quatro anos, John Tory tornar-se-á o autarca com mais tempo de serviço à frente do município de Toronto, superando os 11 anos que Art Eggleton passou no cargo (1980 a 1991).

John Tory passou grande parte do seu segundo mandato a administrar o município torontino durante a pandemia de Covid-19 e foi ele quem, no início da crise de caracter mundial, declarou o primeiro estado de emergência decretado em Toronto.

É também o trabalho que foi interrompido devido à pandemia que leva o edil a afirmar a sua vontade de lutar pela reeleição.

John Tory adiantou que pretende apresentar a sua plataforma eleitoral em Maio, quando a campanha eleitoral começar, mas por enquanto quer concentrar-se em governar a cidade.

As eleições autárquicas estão marcadas para dia 24 de Outubro e seguem-se às provinciais que irão realizar-se durante o Verão.


Voltar a Sol Português