1ª PÁGINA


Governo provincial oficializa início da construção da
Linha do Ontário

Quase três anos após ter anunciado o projecto, o governo provincial oficializou domingo (27) o início das obras de construção da designada "Linha do Ontário" (Ontario Line), uma via férrea que fará ligação a estações de comboio e metro proporcionando maior capacidade para o sistema de transportes públicos da Área da Grande Toronto.

O primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, a ministra dos Transportes, Caroline Mulroney, o seu homólogo federal, Omar Alghabra, e o presidente da Câmara de Toronto, John Tory, estiveram presentes nessa tarde na Exhibition Place para a simbólica cerimónia de colocação da primeira pedra.

A Linha do Ontário, com 15 paragem ao longo de quase 16 quilómetros de extensão, foi apresentada pela primeira vez pelo governo provincial em 2019 para aumentar a proposta inicial de uma "Relief Line" para aliviar o trânsito na cidade de Toronto.

Quando estiver concluída, a nova via férrea fará ligação a 40 outras carreiras de transportes públicos, incluindo as linhas de comboio GO, estações do metro e paragens de eléctricos da TTC, assim como a linha de metro à superfície actualmente em construção ao longo da avenida Eglinton, no sentido Este-Oeste.

A Metrolinx, empresa responsável pela obra, avaliou o custo do projecto em cerca de 11.000 milhões de dólares, prevendo poder estar operacional até 2030, ainda que o seu director-executivo, Phil Verster, não se tenha comprometido com essa data.

Em Dezembro, a Assembleia Municipal de Toronto aprovou um plano que poderá levar ao encerramento de várias ruas no centro da cidade durante sete anos para a construção do segmento de metro previsto na Linha do Ontário.

Os planos incluem o encerramento total da Queen Street, entre as ruas Victoria e Bay, durante quatro anos, a partir de Maio de 2023.

John Tory reconheceu que os transtornos para as empresas locais são uma "grande preocupação" da Câmara, embora observasse que todas as partes envolvidas aprenderam com as dificuldades que foram sentidas pelos estabelecimentos situados ao longo da avenida Eglinton durante a construção do designado Eglinton LRT, ou sistema de metro à superfície.

Doug Ford fez eco aos comentários do autarca torontino e disse ter consultado muitos empresários e prometido ajudá-los, embora sem referir os eventuais apoios financeiros que poderão vir a ser disponibilizados.

Parte de um plano recentemente anunciado pelo governo para alargar a rede de transportes públicos e as vias rápidas nas regiões da Grande Toronto e na designada "Golden Horseshoe", e orçado em 82.000 milhões de dólares, a Linha do Ontário virá eventualmente a estabelecer uma ligação também ao Aeroporto Internacional Pearson de Toronto.

Embora vários aspectos do plano não tenham ainda sido totalmente orçamentados, o governo provincial destinou 61.000 milhões de dólares para fortalecer os sistemas de transportes públicos durante os primeiros 10 anos de implementação do projecto.


Voltar a Sol Português