1ª PÁGINA


Eleições no Ontário: luta é entre Conservadores e Novos Democratas

A mais recente sondagem de opinião realizada pela empresa Ipsos entre os dias 25 e 27 de Maio, que incluiu opiniões após o terceiro e último debate televisivo entre os líderes dos três principais partidos, dá a liderança nas intenções de voto ao Partido Conservador, com 37 por cento.

Segue-se o Partido da Nova Democracia com 34 por cento das intenções de voto, e em terceiro lugar o Partido Liberal com 22 por cento.

Recordemos os resultados da sondagem realizada pela mesma empresa, pouco antes do início da campanha eleitoral: Partido Conservador, 40 por cento; Partido da Nova Democracia, 29 por cento; Partido Liberal, 26 por cento.

Esta comparação dá-nos a ideia do que tem acontecido ao longo da campanha eleitoral: uma transferência directa de votos, dos Liberais para os Novos Democratas, que conquistam também votos entre os indecisos. Já os Conservadores registam uma perda de votos, eventualmente motivada por posições muitas vezes genéricas, pouco especificadas, e a ausência, ainda na altura do terceiro debate televisivo (27), de uma plataforma eleitoral completa.

O próprio líder Conservador, Doug Ford, reconheceu que a sua principal rival é Andrea Horwath, líder da Nova Democracia, ao ter dirigido a ela os principais ataques durante o último debate televisivo. Recordemos uma das afirmações de Ford: "Tenho falado com centenas e centenas de empresas. Elas estão aterrorizadas com o ressurgimento do Partido da Nova Democracia." – O líder Conservador comple-mentou esta afirmação com uma outra, em que disse que os Novos Democratas não estão prontos para assumirem o poder, recordando que eles governaram o Ontário, pela última vez, entre 1990 e 1995.

A sondagem realizada pela Ipsos registou a opinião de 1.241 eleitores do Ontário, e tem uma margem de erro de +/- 3,2 por cento.


Voltar a Sol Português