1ª PÁGINA


Toronto: Projecto Galo de Barcelos inaugurado oficialmente em Little Portugal

Por Luís Aparício

Sol Português

Desde o último fim-de-semana que Toronto passou a poder admirar uma gigantesca estátua do Galo de Barcelos decorada pela artista local Julia Prajza, vencedora do concurso de arte pública com esse título e cujo resultado agora se encontra instalado na zona de Little Portugal.

Mais de dois anos depois do previsto e com uma interrupção pelo meio provocada pela pandemia de Covid-19, o projecto de arte pública apresentado conjuntamente pelo município de Toronto, pela Associação de Comerciantes Little Portugal on Dundas BIA, pela StreetARToronto, pelo gabinete da vice-presidente da Câmara, Ana Bailão, pelo Consulado-Geral de Portugal em Toronto e pela Associação Migrante de Barcelos, foi oficialmente inaugurado no passado sábado (25).

O gigantesco galo, uma estátua em betão com 100 quilos e uma dimensão de 2,8 metros por 1,9 metros, ganhou "pouso permanente" no pequeno parque Lakeview Avenue Parkette, na rua Dundas Street West, tornando-se assim mais "um símbolo da nossa comunidade", como o designou Ana Bailão.

A vereadora eleita pelo distrito 9 – Davenport lembrou que "a história da comunidade luso-canadiana faz parte da história de Toronto" graças às contribuições dos portugueses e "o impacto de Little Portugal" nesta zona da cidade, e considerou que "quem passa" por ali "vai questionar o que é" e, por consequência, "aprender mais" sobre aquele importante símbolo luso.

Já o presidente do município, John Tory, que assistiu à inauguração, destacou publicamente os contributos da comunidade portuguesa para o crescimento da cidade e disse acreditar que esta estátua venha a trazer "alegria às pessoas que passam nesta rua", depois dos momentos difíceis pelos quais todos atravessaram durante a pandemia.

Perante um grande grupo de espectadores que assistia à cerimónia, o edil complementou as suas declarações com a afirmação de que o Galo "vai ser uma forma de lembrar às pessoas o quanto devem sentir-se esperançadas e optimistas acerca desta grande cidade onde vivemos, apesar de todos os desafios inerentes".

Por sua vez o deputado Ahmed Hussen, reeleito pelo partido Liberal em York Sul-Weston, salientou que se trata duma "obra de arte que reflecte a diversidade" de Toronto e incentivou todos os quadrantes multiculturais a terem uma participação activa na celebração das artes como forma de "prestarem tributo às comunidades que se radicaram no Canadá e contribuíram para o crescimento do país".

Participaram ainda na cerimónia,o Rancho Folclórico da Associação Migrante de Barcelos e a cantora luso-canadiana Vicky Rai.

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"

Vítor Santos, que preside à Associação Migrante de Barcelos de Toronto, citou o verso que constitui uma das frases universais no livro Mensagem, o único volume de poemas escritos em língua portuguesa que Fernando Pessoa publicou em vida, em 1934.

"Hoje é um dos dias mais felizes desde que comando esta Associação", afirmou.

"Foi um trabalho árduo, mas a obra está aqui", rejubilou o dirigente, que entregou a Julia Prajza um genuíno Galo de Barcelos, oferta da autarquia barcelense para o vencedor do concurso.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Barcelos ofereceu à autarquia torontina a estátua em branco, de grandes dimensões, representativa do lendário galo que é símbolo daquela cidade portuguesa.

Foi então criado um concurso que convidou artistas locais a apresentarem maquetas com cerca de 17 polegadas (43 cm) de altura, com desenhos originais orientados por temas pré-definidos, de que resultaram cinco finalistas.

O conceito artístico de Julia Prajza foi declarado vencedor durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Toronto.

Anabela Taborda, que preside à Little Portugal on Dundas BIA e é uma entusiasta do projecto, defende que o Galo vai ser um ícone naquela artéria e que contribuirá para a revitalização urbana e para ajudar a dinamizar o comércio local.

Depois do que classificou como uma "experiência fantástica", promete para breve uma "outra surpresa" que irá animar a zona de Little Portugal.

Celebração de portugalidade

Nas palavras que endereçou ao público durante a cerimónia, o cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Manuel Carneiro Mendes, recordou que a ideia para o projecto começou em 2019, no tempo do seu antecessor, Rui Gomes, mas que lhe cabia agora a felicidade de poder testemunhar o resultado final em Little Portugal, um bairro que "testemunhou a história da imigração portuguesa nesta cidade".

Como sublinhou, "após algumas décadas, o Little Portugal não é apenas um reflexo da nossa comunidade, mas um bairro cosmopolita e ecléctico, cheio de vida cultural".

Na sua avaliação, "a inauguração deste Galo de Barcelos é também a demonstração de uma certa multiculturalidade e diversidade que o próprio Canadá também promove e cultiva".

O diplomata pediu por isso aos luso-canadianos para que "participem em tudo o que é celebração da portugalidade".

Partilhar a experiência com a comunidade

Julia Prajza, a artista responsável pela decoração do galo, admitiu que pintar uma escultura de tão grandes dimensões foi um grande desafio pessoal e artístico, que lhe consumiu um grande número de horas e exigiu muita atenção aos detalhes por ser uma peça a três dimensões.

Todavia, mostrou-se feliz por finalmente poder partilhar a experiência com a comunidade portuguesa e com todos os que estiveram envolvidos no projecto.

Numa nota que acompanha a criação artística, Julia Prajza explica que a decoração foi inspirada no tema "novos começos, esperança e optimismo" e pretende homenagear a rica cultura do povo português.

"A imagística é uma interpretação abstracta do bordado português com um toque moderno e caprichoso" onde "cores contrastantes de azuis e amarelos dançam em perfeita harmonia, simbolizando as lindas vistas da costa do país, inspiradas nas viagens a Portugal com o sol eterno e águas azuis cintilantes", refere ainda a explicação.

A artista conclui afirmando que o "design vivo e decorativo é uma representação alegre e positiva de Little Portugal, dando vida ao simbólico Galo".


Voltar a Sol Português