1ª PÁGINA


Ontário investe na reabilitação da Habitação Social em Toronto

Vereadora luso-canadiana considera investimento provincial positivo e um bom "primeiro passo"

Face ao recém anunciado investimento de 300 milhões de dólares ao longo de quatro anos no sector da habitação social de Toronto por parte do governo do Ontário, a vereadora Ana Bailão afirmou tratar-se de "um importante passo em frente para a província no reconhecimento do seu papel no financiamento de reparações e revitalização da habitação social" da cidade.

A vereadora luso-canadiana, que é responsável pela organização que administra as propriedades de habitação social do município, indicou acolher de bom grado os esforços do governo provincial em assumir a sua responsabilidade e tornar-se parte da solução face à crise que aflige estas propriedades, muitas das quais necessitam desesperadamente de ser reparadas.

"Estou contente por trabalhar com o ministro [da Habitação do Ontário, Peter] Milczyn para nos certificarmos de que este programa assegura a flexibilidade necessária para lidar directamente com as necessidades de obras urgentes da Toronto Community Housing (TCH)", indicou a vereadora.

A quantia anunciada no dia 23 de Agosto pelo governo do Ontário representa uma porção significativa dos 864 milhões que são a fatia provincial dos 2,6 mil milhões previstos no plano de reparações aos activos fixos de habitação social da Câmara de Toronto.

Esta verba será acrescentada aos mil milhões de dólares investidos pelo município em obras nas propriedades da TCH desde 2013, tendo sido completados já cerca de 50 mil projectos de reparação.

No mês passado a Assembleia Municipal também aprovou por unanimidade a primeira fase do Tenants First Implementa-tion Plan (Plano de Imple-men-tação Prioridade Inquilinos), que vai criar um novo modelo de financiamento, assim como a nova entidade Seniors Housing and Services (Serviços e Habitação para Idosos) e ainda possibilitar a criação de parcerias mais fortes com os sectores público e sem fins lucrativos para melhor servir e apoiar os inquilinos da TCH.

"Gostaria de agradecer ao ministro Milczyn pelos seus esforços no sentido de conseguir estas novas verbas. que estabelecem os alicerces da relação de trabalho entre a cidade e a província na pasta da habitação", adiantou Ana Bailão, expressando ainda a sua satisfação pela continuação do trabalho com o ministro a fim de continuarem a "edificar sobre o anúncio" de verbas e procurarem recursos adicionais para resolver o défice de financiamento provincial para as obras em atraso no activos fixos da TCH.

Segundo a vereadora luso-canadiana, "com o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Habitação, esta é uma altura importante para os três níveis de governo trabalharem em conjunto por forma a garantirem que todos os cidadãos de Toronto têm um lugar decente, limpo, seguro e acessível para viver", concluiu.


Voltar a Sol Português