1ª PÁGINA


Cooperação económica entre Portugal e Canadá no topo da agenda

Ricardo Rio reuniu com deputada federal Julie Dzerowicz

A deputada federal canadiana Julie Dzerowicz, membro do parlamento de Davenport, (Ontario, Toronto), esteve na quinta-feira, 24 de Agosto, reunida com o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, onde foram debatidas diferentes formas de cooperação entre o Canadá e Portugal.

Esta reunião surgiu no seguimento da visita de Ricardo Rio a Toronto no ano passado, tendo, na ocasião, o Edil participado nas celebrações do 30.º aniversário do Arsenal do Minho, numa visita que incluiu diversos contactos com responsáveis políticos e empresariais, além das instituições luso-canadianas.

Julie Dzerowicz é deputada do distrito de Davenport, na zona de Toronto, pelo Partido Liberal, do actual Primeiro-ministro Justin Trudeau. Este distrito é predominantemente habitado por Luso-Canadianos, representando esta comunidade cerca de 1/3 dos seus habitantes, sendo muitos deles originários de Braga e da região do Minho.

Numa reunião que também contou com a presença da InvestBraga, o aumento das relações económicas esteve no topo da agenda. Segundo Julie Dzerowicz o comércio entre os dois países é ainda diminuto e "há uma grande margem de progressão em diferentes áreas".

Por seu turno, Ricardo Rio concordou com a opinião expressa por Julie Dzerowicz, afirmando que "ficou precisamente com essa sensação´ aquando da sua visita realizada no ano transacto. "Existem já algumas relações comerciais, mas com trabalho das autoridades públicas os resultados poderão ser muito mais volumosos", garantiu, ficando acordado uma agenda de trabalho entre as duas partes que passará por uma troca de informações relativas aos sectores exportadores de cada região, com a possível realização de um encontro bilateral no próximo ano para juntar os agentes económicos de ambos os lados.

Nesta reunião houve também um foco grande na temática das políticas de juventude e na possibilidade de criação de programas de mobilidade entre os dois países. O Governo Federal Canadiano tem investido no aumento da mobilidade dos seus jovens, tendo Ricardo Rio e Julie Dzerowicz referido que há imenso potencial para se apostar num programa de mobilidade entre Portugal e Canadá, sendo as universidades os elementos centrais desta estratégia.

Ficou acordado que, num futuro próximo, serão colocadas em contacto diferentes universidades canadianas e portuguesas, nomeadamente a Universidade do Minho, para se estudar a possibilidade de criação dos referidos programas de intercâmbio estudantil.

O empreendedorismo e a inovação foram também temas discutidos, tendo a deputada canadiana visitado a Startup Braga, no sentido de criar um canal de comunicação directo com entidades semelhantes do Canadá.

Entre outros assuntos, foram ainda analisados temas como a cooperação desportiva, as estratégias das alterações climáticas, as respostas sociais e os problemas da comunidade luso-canadiana.


Voltar a Sol Português