PENA & LÁPIS


Comunicado

A PALCUS (Portuguese -American Leadership Council of the United States), organização nacional nos Estados Unidos da América, tem o prazer de lançar o seu primeiro podcast, intitulado PALITICUS. Esta última iniciativa da PALCUS tem por objectivo servir de plataforma para um diálogo nacional sobre assuntos pertinentes que afectam as nossas comunidades de origem portuguesa nos EUA, assim como as relações transatlânticas, e, simultaneamente, destacar entidades públicas nos EUA, de origem portuguesa, ou de outros grupos étnicos, mas eleitos por zonas com uma forte implementação portuguesa.

O podcast bissemanal, moderado por Ângela Simões e Diniz Borges, trará à ribalta líderes luso-descendentes do mundo da política, provenientes das diversas esferas a fim de debater-se assuntos importantes nas nossas comunidades, incluindo um maior envolvimento no mundo político americano. Uma amálgama de convidados já confirmou a sua presença no podcast PALITICUS, incluindo os congressistas luso-descendentes Devin Nunes e Jim Costa da Califórnia. A primeira série incluirá luso-eleitos em cargos municipais, regionais, estaduais, nacionais, assim como peritos nas relações transatlânticas e luso-descendentes que trabalham em campanhas políticas ou representam organizações nacionais ou estaduais no mundo do serviço público americano.

A presidente da mesa directiva da PALCUS, Ângela Simões, mostra-se entusiasmada com esta nova iniciativa afirmando que: "para além de ser uma plataforma necessária na nossa comunidade, é imperativo que tenhamos estes diálogos importantes com os nossos líderes. Estou extremamente contente que a PALCUS está a utilizar estas novas formas de comunicação para destacar o magnífico trabalho que está a ser feito por muitos luso-eleitos em muitos estados da união americana. Espero que o público desfrute do formato. Queremos que este seja um protejo interactivo e participativo, daí que ficamos à espera de comentários e sugestões.

É mais do que sabido que a nossa comunidade de origem portuguesa nos Estados Unidos necessita de um fórum desta natureza. "É imperativo que a nossa comunidade de origem portuguesa, espalhada pelos Estados Unidos, tenha um podcast nacional que permita que os nossos luso-eleitos, e todos quantos trabalham no mundo da política americana, sejam ouvidos," afirmou Diniz Borges, comoderador e director da PALCUS, acrescentando: "temos uma multitude de entidades luso-eleitos, ou luso-descendentes nomeados e servindo em cargos políticos ou trabalhando no mundo da política e chegou o momento das suas vozes estórias serem contadas e de debatermos as fórmulas que poderemos usar para sermos mais activos no mundo político. Tal como foi dito algures, na política se não tivermos um lugar à mesa, faremos parte da ementa."

O podcast, que foi lançado na quinta-feira, 31 de Agosto numa sessão social que a PALCUS promoveu na capital do estado da Califórnia, Sacramento, em colaboração com a recém-criada CPAC (Califórnia Portuguese-American Coalition) estará disponível gratuitamente na página da PALCUS (www.palcus.org), na publicação electrónica que a mesa organização publica todos os meses e através de várias plataformas como a iTunes, Soundcloud e Youtube.

Para mais informações podem contactar com a PALCUS através do e-mail palcus@palucs.org


Voltar a Pena & Lápis


Voltar a Sol Português