CANADÁ EM FOCO


Incêndio florestal obriga Halifax a declarar estado de emergência

Desde domingo (28) que Halifax, na província de Nova Escócia, declarou o estado de emergência em virtude de violentos incêndios florestais nas imediações da cidade que chegaram a obrigar ao corte temporário da electricidade e ao encerramento de várias escolas.

A cidade, localizada no leste do Canadá, na costa atlântica, declarou o estado de emergência local quando um dos incêndios que lavravam a cerca de meia hora da baixa da cidade obrigou à evacuação dos residentes duma zona suburbana.

O município criou acomodações temporárias para as pessoas que foram obrigadas a abandonar as suas residências devido ao incêndio e as autoridades lembram o público de que o cumprimento das ordens de evacuação é obrigatório.

O incêndio florestal, cujo combate tem sido dificultado por ventos fortes e pelo facto das árvores e vegetação estarem muito secas, já danificou dezenas de casas e tornou difícil os resgates necessários.

"Os bombeiros trabalham incessantemente para manter a segurança da população e reduzir a ameaça que os incêndios representam", declarou a autoridade municipal da capital da província de Nova Escócia num comunicado à imprensa.

"Somos decididamente uma província em estado de ansiedade", reconheceu o primeiro-ministro da Nova Escócia numa conferência de imprensa realizada segunda-feira.

Há pelo menos dois gigantescos incêndios que ardem descontroladamente na periferia de Halifax, sendo o mais preocupante o que domingo levou à ordem de evacuação de 16.400 residentes nas imediações da cidade e que abrange cerca de 800 hectares na zona de Tantallo e Hammond Plains.

No sul da província, porém, um outro incêndio no condado de Shelburne, de ainda maiores dimensões, lavra numa extensão de mais de 6.200 hectares e já obrigou à evacuação de centenas de casas.

O estado de emergência está previsto vigorar durante sete dias, podendo ser levantado antes ou prorrogado, dependendo das circunstâncias.

As províncias ocidentais de Alberta e da Colúmbia Britânica também têm sofrido com uma Primavera muito quente, situação que provocou vários incêndios florestais de grande intensidade, mas a maioria está já controlada.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português