CANADÁ EM FOCO


Bonnie Crombie pondera corrida à liderança do Partido Liberal do Ontário mas confirma não se demitir para já da presidência da autarquia

Bonnie Crombie, actual presidente da Câmara Municipal de Mississauga e a ponderar a candidatura à liderança do Partido Liberal do Ontário, confirma que não se irá demitir do cargo para o qual foi eleita nas últimas eleições e que ocupa desde 2014.

Em declarações à imprensa, a edil indicou que não vai para já renunciar à sua presidência para se candidatar à liderança do Partido, prometendo em vez disso "dedicar tempo à noite e aos fins-de-semana" à sua campanha, que está em fase "exploratória".

Recorde-se que a presidente da Câmara Mississauga já foi deputada federal eleita pelo Partido Liberal entre 2008 e 2011, até se dedicar à política municipal em Mississauga, primeiro como vereadora e depois, em 2014, como presidente da Câmara.

"Estarei presente para a tomada de decisões críticas e fundamentais, e quando precisar de intervir como presidente da Câmara de Mississauga, lá estarei", afirmou Bonnie Crombie, que cumpre actualmente o seu terceiro mandato à frente da autarquia.

A potencial candidata à liderança do Partido Liberal reconheceu que se ganhar e se tornar a próxima dirigente do partido deixará o cargo na autarquia, altura que se procederá a uma eleição intercalar ou a Assembleia Municipal poderá optar por iniciar um sistema de presidência rotativa entre os vereadores.

De um modo geral, Bonnie Crombie afirmou que centraria a sua candidatura à liderança dos Liberais do Ontário no sentido de procurar "resolver o que está mal" na província.

"O nosso sistema de saúde está falido, o nosso sistema educativo, os nossos educadores estão falidos e a transferência [de responsabilidades e despesas] para os municípios é algo que enfrento diariamente como presidente da Câmara da terceira maior cidade do Ontário e que tem de ser solucionado", afirmou.

Até ao momento há apenas dois concorrentes que oficializaram a sua intenção de concorrer ao cargo de dirigente do partido Liberal do Ontário, nomeadamente o deputado federal Nathaniel Erskine-Smith e o seu homólogo provincial Ted Hsu.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português