1ª PÁGINA


Concurso de Cantores:

Patrick Lopes é primeiro luso-canadiano apurado para a final deste ano

Por Noémia Gomes
Sol Português

Entre os 24 semifinalistas da edição deste ano do Concurso de Cantores com John Santos (SCJS, na sigla em inglês) e que sábado (24) competiram por um lugar na final, seis eram de descendência portuguesa, mas apenas um viria a conseguir o desejado "passe" durante a primeira de duas provas semifinais na Casa do Alentejo de Toronto.

Patrick Lopes, que interpretou a canção "Perfect", de Ed Sheeran, foi para todos os efeitos perfeito ao classificar-se em primeiro lugar no seu grupo e à frente dos colegas David Janes, que cantou "Walking in Memphis", e Precious Hernandez com o tema "I Believe", que se sagraram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no escalão de adultos.

No escalão juvenil não houve vencedores luso-descendentes, tendo passado à final Samantha Gavin, em primeiro lugar com a canção "Rise Up", e Sanskriti Akhoury, segundo classificado, com uma interpretação de "Chandelier".

Com a sala cheia de amigos e familiares dos concorrentes, a noite começou com um jantar convívio após o que cada cantor foi chamado a fazer a sua prova frente aos elementos do júri, composto nessa noite por Jheo Navarro, Daniel Pires, Michael Browne, Patrick Albernaz, Mike Sleath, Mike McDonald e Danny Reiner e que, em conjunto com o público, foram responsáveis pela escolha dos vencedores.

Um intervalo para contabilização dos votos, com a ajuda de duas testemunhas escolhidas por sorteio entre a assistência, foi preenchido por variedades com a intervenção de uma série de artistas, incluindo alguns dos vencedores da competição em anos anteriores.

Encarregada de entrevistar os concorrentes para a transmissão directa da competição na SCJS-TV, através do YouTube, e de recolher o depoimento do júri sobre as actuações, a locutora Marisa Oliveira viria nessa noite a entreter também o público ao cantar acompanhada à guitarra por Valter Berberini.

Seguir-se-iam a segunda classificada no escalão juvenil e a vencedora do primeiro lugar no grupo de adultos do ano passado, Kayleigh Cerezo e Keeana Cerezo, respectivamente, assim como a vencedora do primeiro lugar juvenil, Melissa Clement, e ainda a vencedora juvenil da décima edição do concurso, Bruna Vilaça.

A professora de canto Allyson Arsénio-Rod, que tem vindo a apoiar os participantes nesta competição, e Lisa Santos, que é praticamente o "braço direito" do concurso, ofereceram ainda uma bonita interpretação do clássico "Lisboa, menina e moça", com acompanhamento musical do director e impulsionador do projecto, John Santos, no teclado.

Amanhã, sábado (3), serão escolhidos os restantes cinco finalistas que irão compor o elenco que prestará provas a 21 de Abril, na luta pelo título de vencedor da 12.ª edição do Concurso de Cantores SCJS, uma grande gala e final que se realizará no Centro de Convenções Pearson, em Brampton.


Voltar a Sol Português