CANADÁ EM FOCO


Música em tempo de Covid-19

Em Março a pandemia obrigou ao encerramento das instituições de ensino um pouco por todo o país e a Escola Secundária de Orchard Park, em Hamilton, não foi excepção.

Sem autorização para se realizarem os concertos agendados nem visitas de estudo, à professora de música Wendy Young apenas restou dizer aos alunos para levarem os instrumentos para casa e praticarem a solo, pois os exames iam ser em regime de tele-presença.

Ao trabalhar com os alunos online, a professora teve a ideia para um projecto e pediu-lhes que praticassem o tema "Bare Necessities" do filme animado da Disney, "O Livro da Selva".

Cada aluno praticou e gravou a música tocada pelo seu instrumento e Wendy Young pediu ao marido que a ajudasse com o som e a um estudante mais tecnologicamente apto para editar o vídeo.

Apesar de ter sido mais difícil do que parecia inicialmente, o projecto deu aos jovens algo para se concentrarem e a professora diz-se satisfeitíssima com o resultado, adiantando mesmo que "foi a melhor coisa que resultou do último ano lectivo".

Há 40 anos a ensinar música, as turmas dirigidas por Wendy Young já tocaram em salas de concerto por toda a cidade e em 2018 ganharam um prémio de 5.000 dólares no "Desafio Canadiano de Aulas de Música" com a interpretação do tema "Hallelujah", de Leonard Cohen, mas, segundo diz, as dificuldades enfrentadas pelos programas de música neste momento são inéditas.

Impedidos de usar instrumentos de sopro nas aulas presenciais, os alunos limitam-se a tocar instrumentos de percussão e as restrições impostas ao programa de música levaram a que houvesse uma queda de interesse por parte dos jovens, o que a deixa preocupada com o futuro do ensino de música nas escolas.

Conta agora com o sucesso deste projecto para atrair os estudantes, levando-os "a perceber o que é possível conseguir" mesmo quando as coisas não podem ser como dantes.

A turma do ano passado reuniu-se por tele-conferência em Setembro, para ver o resultado do projecto, e Wendy diz que foi um sucesso que inspirou os actuais alunos a trabalharem num projecto semelhante: uma versão de "JingleBell Rock" que vai ser incluída nos cartões de Natal.

Quem tiver curiosidade, pode visitar tinyurl.com/Musicaorch para ver a interpretação do tema do ano lectivo anterior.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português