1ª PÁGINA


Doug Ford quer reduzir o número de vereadores em Toronto e poupar 25 milhões de dólares

O Primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, apresentou na passada segunda-feira (30) uma proposta legislativa para reduzir o número de círculos eleitorais em Toronto – e consequentemente o número de vereadores – dos actuais 47 para 25. Ford pretende alinhar os círculos eleitorais das eleições autárquicas com os das eleições legislativas federais.

"Eu prometi reduzir o tamanho e o custo do governo e acabar com a cultura de desperdício e má administração no governo. Bati-me por isto na Câmara Municipal, e continuo a acreditar nisto hoje.", disse Ford, que acrescentou que ter menos vereadores "melhorará significativamente o processo de decisão", e poupará aos contribuintes de Toronto 25 milhões de dólares ao longo de quatro anos.

Falando no Parlamento provincial, Ford explicou o que ouviu dos eleitores durante a recente campanha eleitoral: "Eu falei com dezenas de milhares de pessoas em toda a província; eu falei com dezenas de milhares de pessoas em Toronto, e cada uma delas disse-me que o governo da cidade está disfuncional." Lembrou Ford, acrescentando: "Nós não acreditamos em governos muito grandes. Nós não acreditamos em mais políticos ou mais burocracia. Nós vamos garantir que, finalmente, a cidade de Toronto vai funcionar mais eficientemente.

Ford enunciou ainda algumas vantagens da redução do número de vereadores: "Eu garanto-vos que quando tivermos só 25 vereadores, vamos gastar menos 500.000 folhas de papel. Eu estou a proteger o ambiente. Eu estou a proteger as árvores.", disse.


Voltar a Sol Português