1ª PÁGINA


Celebrações dos 70 anos de imigração portuguesa para o Canadá contam com Pedro Abrunhosa, Mariza e Bárbara Bandeira

Os artistas portugueses Mariza, Pedro Abrunhosa e Bárbara Bandeira vão actuar nas celebrações dos 70 anos de Imigração Oficial Portuguesa para o Canadá, anunciou esta semana a organização.

De acordo com a comissão organizadora, o programa das celebrações terá a duração de um ano, em homenagem aos pioneiros que a 13 de Maio de 1953 chegaram no navio Saturnia à doca `Pier 21', em Halifax, marcando assim o início oficial da imigração portuguesa para o Canadá.

Com o apoio especial do sindicato da construção civil LIUNA Local 183, as comemorações nos dias 13 e 14 de Maio "vão contar com vários grupos e artistas, entre eles, Mariza, Pedro Abrunhosa e Bárbara Bandeira", revela a organização.

Serão também reconhecidos e incluídos no chamado "Passeio da Fama" em Toronto luso-canadianos que fazem a diferença tendo em vista a construção do futuro Magellan Centre, "o primeiro lar destinado exclusivamente a idosos portugueses", frisa-se na nota à imprensa que salienta que "os fundos angariados vão reverter a favor da Magellan Community Foundation".

Este Centro Magalhães será o primeiro lar de cuidados a longo prazo para idosos de expressão portuguesa no país e deverá contar com 350 camas, a par de habitações sociais e um centro de convívio para a comunidade portuguesa local.

"Pela primeira vez, a comunidade portuguesa vai acolher o público na praça da Câmara Municipal de Toronto, a Nathan Phillips Square, partilhando uma experiência gastronómica, cultural e musical para maiores de 19 anos. Estas celebrações do fim-de-semana vão contar com a presença confirmada de responsáveis do Governo de Portugal, do Governo Regional dos Açores, e uma delegação do Governo Canadiano a anunciar", acrescentou a organização, na mesma nota de imprensa.

Na missiva é ainda referido que integram a comissão organizadora "vários membros da comunidade, incluindo Manuel da Costa, Anabela Taborda, Angie Câmara, Bela Cumberbatch, Bernardino Ferreira, Bon Falcone, Jorge Ribeiro, Maria João Dodman, Matthew Correia e Tânia Barbosa".

Sabe-se também que ao longo de 2023 a comissão vai continuar a organizar eventos para assinalar as celebrações dos 70 anos de imigração oficial portuguesa para o Canadá e que as associações portuguesas em território canadiano estão a ser incentivadas a organizarem actividades para assinalar a efeméride antes ou depois dos dias 13 e 14 de Maio.

As comemorações incluem ainda a observação do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de Junho.

Apesar da imigração portuguesa ter começado oficialmente há 70 anos, há registos que indicam que os portugueses passaram pelo Canadá há cerca de 500 anos e a prová-lo está o monumento edificado em St. John's, na Terra Nova, que homenageia os pescadores de bacalhau que por ali estiveram há meio século, e que foi inaugurado em 2001 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

– RA/VE


Voltar a Sol Português