1ª PÁGINA


Eleições intercalares para presidência da Câmara Municipal de Toronto "provisoriamente" marcadas para 26 de Junho

A eleição intercalar para substituir o ex-presidente da Câmara Municipal de Toronto, John Tory, já tem data marcada: 26 de Junho, embora esta seja referida ser ainda "provisória".

Após a apresentação do pedido de demissão do antigo edil, o escrivão da autarquia, John Elvidge, anunciou o dia eleitoral num comunicado à imprensa divulgado na tarde da passada quinta-feira (23).

A data para a nova eleição está sujeita a aprovação final por parte da Assembleia Municipal, à qual compete declarar que o cargo ficou vago e aprovar uma lei que exige a realização da eleição suplementar.

O trâmite legal está previsto ser oficializado no dia 29 de Março, data que em está agendada a próxima reunião da Assembleia.

No comunicado, as autoridades municipais reconheceram que o escrivão "normalmente não fixaria ou anunciaria datas" para as eleições parciais antes da reunião da Assembleia, mas que este considerou "ser do maior interesse para a cidade, para os candidatos e para os eleitores" fazê-lo desde já, competindo depois à Assembleia confirmar ou escolher outro dia.

Tornar a data pública permite igualmente ao secretário municipal começar a fazer os preparativos necessários para as eleições, incluindo a contratação de funcionários eleitorais e a reserva dos locais de voto", refere o comunicado.

A vice-presidente da autarquia, agora no desempenho interino das funções de presidente da Câmara, Jennifer McKelvie, disse no início da ultima semana que embora desejasse uma eleição "o mais rápido possível", os funcionários precisam de "tempo para a sua preparação".

Segundo a autarquia, o orçamento previsto para a eleição do novo presidente da Câmara de Toronto é de aproximadamente 13 milhões de dólares, apesar de destacar que as eleições municipais de Outubro passado custaram 14,5 milhões ao erário público

As candidaturas ao cargo de presidente da Câmara deverão ser entregues, de acordo com o calendário provisório, no período entre 3 de Abril e 12 de Maio.

O cargo de edil ficou vago nos últimos dias de Fevereiro com a demissão de John Tory, após este ter admitido publicamente uma relação extra-conjugal com uma funcionaria do seu gabinete na sequência da publicação da notícia num jornal citadino.

Jennifer McKelvie, interinamente no desempenho das funções de presidente da Câmara, já indicou que não vai concorrer ao cargo.

– RA/VE


Voltar a Sol Português