1ª PÁGINA


Ontário vai discutir lei que proíbe uso de telemóveis enquanto se atravessa uma estrada

O deputado provincial Liberal eleito por Etobicoke Centro, Yvan Baker, anunciou na segunda-feira (30) que vai apresentar uma proposta-de-lei – designada "Lei telefones em baixo, cabeças levantadas" – que prevê a aplicação de multas para os peões que forem apanhados a utilizar telemóveis ou dispositivos electrónicos enquanto atravessam as estradas.

"Se andar nas ruas, vê pessoas a falar ao telefone enquanto atravessam as estradas, usando os auricu-lares. Ora, os especialistas dizem-nos que se estivermos distraídos, como peões, temos mais possibilidades de sermos magoados.", sublinhou Baker.

Nos primeiros nove meses deste ano, 25 peões morreram nas ruas de Toronto. Durante o ano de 2016, 43 peões foram atropelados e morreram nas ruas da cidade.

A proposta-de-lei que o deputado Liberal vai apresentar ao Parlamento provincial prevê multas, que serão de 50 dólares, na primeira infracção, e chegarão aos 125 dólares, na terceira infracção.

"Trata-se de aumentar a consciência sobre um comportamento de risco, porque limitar esse comportamento salvará vidas.", disse Baker.

A proposta prevê, no entanto, algumas excepções: quando os peões estiverem a efectuar uma chamada para os serviços de emergência, ou quando estiverem a continuar uma chamada que tinha sido iniciada antes da travessia da rua.

Os municípios poderão optar por não imple-mentar a lei.


Voltar a Sol Português