1ª PÁGINA


PCWOF doa 55.000 dólares a instituições beneficentes e campanha Canada for Portugal

Por António Perinú
Sol Português

Em conferência de imprensa realizada na manhã da passada sexta-feira (28), a organização responsável pelo Passeio dos Luso-Canadianos Famosos (PCWOF, na sigla em inglês) deu a conhecer o valor dos donativos que este ano foram proporcionados a quatro organismos de natureza beneficente ou caritativa.

A apresentação, que esteve a cargo do comendador Manuel da Costa como presidente da PCWOF, decorreu na praceta Camões, em Toronto, onde se reuniram responsáveis daquela organização, representantes dos organismos visados e órgãos de comunicação social luso-canadiana.

Depois de uma breve dissertação destacando a importância da obra desenvolvida por cada uma das quatro entidades premiadas este ano, Manuel da Costa chamou ao palco os seus representantes para proceder à entrega simbólica dos cheques.

Repartiram um total de 55.000 dólares o Centro Abrigo, o teatro Famous PEOPLE Players, a Luso-Canadian Charitable Society (com 15.000 dólares cada) e a campanha Canada for Portugal (10.000 dólares), que angariou donativos para as vítimas dos incêndios em Pedrógão, Portugal.

O primeiro cheque foi entregue ao Abrigo, que se encontrava representado por Eduardo Graça e por um grupo deste centro que há já várias décadas presta assistência social à comunidade portuguesa e a outras etnias.

Também com raízes na comunidade portuguesa, a segunda organização distinguida foi a Luso-Canadian Charitable Society, que dá apoio a pessoas com deficiência motora e cognitiva através dos três centros que administra, localizados em Toronto, Hamilton e Peel, e para receber o donativo esteve o seu presidente, o empresário e comendador Jack Prazeres.

Seguiu-se a entrega do cheque ao Famous PEOPLE Players, uma companhia de teatro de marionetas sem fins lucrativos, sedeada em Toronto mas de renome mundial, que dá oportunidades a pessoas com deficiências através da criação de espectáculos, além de emprego na administração e outras funções.

Por último foi chamado o presidente do comité Canada for Portugal, o comendador José Eustáquio, que recebeu o cheque destinado à campanha que foi montada na comunidade portuguesa e que durante cerca de um mês reuniu verbas para ajudar as vítimas dos incêndios que em Junho devastaram a região centro de Portugal.

Cada um dos representantes destes organismos fez um agradecimento público, destacando a generosidade da organização e a importância dos donativos que são essenciais, seja para o desempenho das suas actividades, seja para o apoio e a prestação de serviços às pessoas que deles necessitam.


Voltar a Sol Português