1ª PÁGINA


Fim de uma era:

Pepper's Café muda de mãos ao fim de 33 anos

Por António Perinú
Sol Português

Pepper's Café, durante três décadas um dos mais populares espaços de encontro da comunidade portuguesa, particularmente de raízes açorianas, chegou ao fim da sua era.

Na passada sexta-feira (28), numa grande festa de despedida, os proprietários juntaram amigos e clientes para celebrarem e dizerem adeus a um espaço que marcou um importante período da comunidade portuguesa.

Ao longo de 33 anos, o Pepper's Café ficou conhecido como um baluarte e embaixador dos muitos açorianos que se instalaram em Toronto, particularmente oriundos da ilha Terceira, e que faziam deste espaço o seu ponto de encontro quase obrigatório.

Propriedade de José e Judite Rodrigues, Pepper's abriu as suas portas no dia 16 de Abril de 1984.

Sempre abençoados "com muitos clientes", foram "33 anos muito trabalhosos e a requerer muitas horas", como nos confessou José Rodrigues, que já em Junho nos havia indicado ter vendido o estabelecimento.

Aos 62 anos, considera que "já chega, chegou a altura de me reformar", para que possam usufruir agora de uma vida mais calma, mas orgulha-se do que este estabelecimento representou durante tantos anos.

Aproveitando a presença da nossa reportagem nesta festa de despedida, fez questão de deixar um agradecimento especial "a todos os que ao longo dos anos nos deram a sua preferência, afinal os nossos clientes não eram só clientes mas sim nossos amigos e amigos do Pepper's", realçou.

"Não só não posso esquecer [como tenho a] agradecer ao jornal Sol Português, que ao longo de todos estes anos acompanhou as nossas festas, assim como as visitas das comitivas de Comissão de Festas das Sanjoaninas, que desde 1989 aqui vinham divulgar todos os anos o programa das mesmas, tal como as comissões das Festas da Praia da Vitória a partir dos anos '90", concluiu com emoção.

Neste último dia, muitos foram os amigos, familiares e clientes que marcaram presença nesta despedida ao Pepper's Café, tal como ele foi, não faltando também a deputada federal que representa este distrito no Parlamento.

Julie Dzerowicz, que num comunicado emitido dias antes já havia aludido à história que representa este estabelecimento, discursou perante a pequena multidão que enchia o Pepper's até à porta e se prolongava na esplanada, para elogiar e felicitar o casal Rodrigues pela longevidade do estabelecimento, contribuindo para o bom nome deste bairro.

A política leu ainda um diploma assinado pelo Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, onde se enaltecia também a importância e o relevo que o Pepper's teve ao longo dos anos, não só para a cidade como para o Canadá, finalizando com a entrega oficial do documento aos proprietários cessantes.


Voltar a Sol Português