1ª PÁGINA


Novos dados da Imigração:

Meio milhão de pessoas no Canadá são de origem portuguesa

De acordo com os dados oficiais divulgados na passada semana, praticamente um quarto dos residentes no Canadá são imigrantes ou possuem autorização de residência permanente. Nesses números inclui-se a comunidade portuguesa, que atinge já 500.000 pessoas.

A agência de Estatísticas canadiana, StatCan, sublinha que esta foi a maior subida referente aos números da imigração, destacando que cerca de 8.3 milhões de pessoas que vivem no Canadá não nasceram no país, o que equivale a 23% dos actuais habitantes.

O recorde anterior remonta a 1921, quando a percentagem de residentes que não tinham nascido no Canadá era de 22,3%.

Particularmente interessante é também o número de habitantes – 448.305 cidadãos canadianos – que no censo de 2021 declararam ter o português como língua materna.

Realça-se ainda que, segundo os dados a que o jornal Sol Português teve acesso, 8.970 dos inquiridos indicaram serem de origem açoriana, dos quais 4.235 são homens e 4.735 mulheres.

A agência de Estatísticas canadiana revelou ainda que em Toronto há 60.360 pessoas que referiram o português como língua "mãe", cerca de 7.000 em Vancouver, enquanto que em Montreal o número de cidadãos que assim o admite atinge praticamente os 18.000.

Em 2021, quando decorreu o último censo, o Canadá tinha cerca de 37 milhões de habitantes.

Há ainda a referir que uma em cada cinco pessoas que chegaram ao Canadá nesse ano nasceram na Índia, tendo a comunidade indiana uma forte presença no mundo laboral e empresarial.

Estima-se que até 2041 cerca de 34% da população canadiana seja imigrante, segundo a projecção da StatCan.


Voltar a Sol Português