CANADÁ EM FOCO


Alguns canadianos vão receber cartão postal exclusivo em homenagem ao soldado canadiano caído para marcar o aniversário do Dieppe Raid

Para comemorar os 80 anos do Dieppe Raid, o Juno Beach Centre (JBC), está a lançar um cartão postal inédito.

Os cartões postais, apelidados de "He Lived Where You Live" ("Ele morava onde você mora"), são um incentivo do museu e memorial da Segunda Guerra Mundial do Canadá na Normandia, França, para marcar o 80.º aniversário.

Quatrocentos endereços em todo o Canadá receberão um cartão postal exclusivo que conterá o nome e o destino de um soldado que viveu naquele endereço antes de ir para a guerra em 1942.

"Esses cartões postais criam uma ligação pessoal entre os canadianos contemporâneos e os jovens heróis que morreram durante o malfadado Dieppe Raid, há 80 anos atrás", disse Alex Fitzgerald-Black, director executivo da Juno Beach Centre Association, em comunicado.

O próximo dia 19 de Agosto assinala o 80.º ano desde a primeira grande batalha do Canadá contra a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

"Em menos de 10 horas de combate, dois terços de uma força de 4963 canadianos foram feridos, capturados ou mortos", disse a JBC em comunicado. A mesma nota informativa refere ainda que "um total de mais de 900 canadianos foram mortos em acção ou morreram de ferimentos, quase 600 dos quais permanecem enterrados no Cemitério de Guerra Canadiano de Dieppe em Hautot-sur-Mer, França".

O JBC acrescenta que em 2021 começou a fazer referências cruzadas de endereços que os soldados forneceram nos seus ficheiros e descobriu que apenas 400 ainda existem à data de hoje.

Os cartões postais "He Lived Where You Live" são um incentivo que o Juno Beach Centre está a oferecer este ano. Também foi instalada uma exposição temporária no museu da Normandia, bem como um site educacional digital.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português