CANADÁ EM FOCO


Discurso do trono do governo do Ontário marcado para 9 de Agosto

O governo do Ontário confirmou que o discurso do trono provincial ocorrerá a 9 de Agosto, sinalizando o início de uma rara sessão parlamentar de Verão.

Um porta-voz do governo do primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, disse que o discurso, a ser proferido pela tenente-governadora Elizabeth Dowdeswell, acontecerá um dia após o regresso da legislatura ao Queen's Park.

Doug Ford confirmou no mês passado que a legislatura se reunirá por cerca de cinco semanas durante a sessão de Verão.

Nesse período, os conservadores progressistas de Doug Ford, que voltam ao hemiciclo com um segundo governo de maioria, tentarão aprovar o seu orçamento provincial, que foi apresentado, mas não aprovado antes das eleições legislativas do passado mês de Junho.

O orçamento, no qual o Partido Conservador (PC) se apoiou como plataforma de campanha durante as eleições do mês passado, será basicamente o mesmo que foi apresentado na Primavera, com algumas alterações, incluindo um aumento no financiamento do Programa de Apoio à Deficiência do Ontário, de acordo com o ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy.

O discurso do trono ocorre no início de qualquer nova sessão legislativa e apresenta os objectivos e planos do governo.

Elizabeth Dowdeswell, a representante da monarca no Ontário, fará o discurso aos deputados provinciais presentes, muitos dos quais recém-eleitos pela primeira vez.

O tom deste discurso provavelmente será muito diferente do entregue em Outubro do ano passado, onde o governo argumentou que evitar futuros confinamentos da Covid-19 era o "objectivo principal".


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português