1ª PÁGINA


Serviço presencial para pedidos de passaporte agora possível em 300 locais no Canadá

Os viajantes que pretendam requisitar os seus passaportes pelo correio podem a partir de agora solicitar que sejam transferidos para qualquer um dos mais de 300 centros da Service Canada para processamento.

Podem também fazê-lo imediatamente, mesmo que não tenham necessidade urgente do passaporte, caso só tencionem viajar dentro de algumas semanas, em vez de alguns dias.

Até aqui, os requerentes só podiam solicitar a transferência visitando um dos 35 locais especializados em passaportes no país ou entrando em contacto com o centro de atendimento telefónico.

A nova regra será aplicada a todos os pedidos que tenham sido feitos pelo correio há mais de 20 dias úteis, tempo suficiente para que o pedido seja inserido no sistema e o requerente tenha um comprovativo de que vai viajar dentro de 20 dias úteis a partir do momento em que solicitar a transferência.

Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Karina Gould, dependendo de quando o requerente pretende viajar, o pedido será acelerado e o passaporte enviado, ou o processo transferido para uma repartição local para impressão e recolha.

Quem necessitar urgentemente do passaporte, porque têm planos para viajar em menos de 20 dias, pode solicitar a transferência do seu pedido para uma repartição da Service Canada, mas incorrerá uma taxa adicional.

As alterações surgem após meses de espera para os que pretendem renovar os seus passaportes e de longas filas nos departamentos até aqui autorizados a receber os pedidos, enquanto os trabalhadores tentam despachar os documentos necessários.

Em Junho, o Primeiro-ministro canadiano anunciou que iria reunir com um comité de ministros para solucionar o problema da demora e dos atrasos na emissão de passaportes, que classificou como "inaceitável".

O governo pretende que 90 por cento dos pedidos enviados pelo correio dentro do país ou feitos junto de um balcão da Service Canada resultem na emissão dos passaportes no prazo de 20 dias úteis após terem sido recebidos.

Todavia, e segundo as estatísticas do governo, só 49% dos pedidos recebidos pelo correio e aos balcões da Service Canada na última semana conseguiram ser tratados em 20 dias.

A ministra Karina Gould salienta que as alterações vão acelerar o tempo de resposta para os pedidos para renovação de passaportes caducados e reduzir a lista de espera nos serviços de passaportes para os pedidos urgentes.

O governo atribui ainda as longas demoras ao facto de poucas pessoas terem renovado ou solicitado passaportes durante o período da pandemia de Covid-19, mas agora que as viagens voltaram a poder realizar-se mais facilmente, a procura por este documento surgiu como uma vaga gigante.

Segundo ainda as autoridades responsáveis, prevê-se que este ano sejam recebidos mais de quatro milhões de pedidos para a emissão de passaportes.


Voltar a Sol Português