PENA & LÁPIS


Vaidade ou necessidade?

Por Humberto Pinho da Silva
Sol Português

A cada passo, lemos nos jornais que tal figura pública ou conhecido político teve que corrigir o currículo porque incluiu habilitações que não possuía.

Será que o fez por vaidade ou pelo facto de conhecer que só tem valor quem possui título académico?

No final do século passado fui encarregado, primeiro pelo vice-director, depois pelo director de publicação local, a realizar uma série de entrevistas a figuras que se evidenciaram na política, ciência, arte ou desporto.

Certa tarde, depois de acordo telefónico, combinei entrevistar jovem deputado.

Após apresentações e conversa informal, confidenciou-me (recomendando desligar o gravador) que quando chegou pela primeira vez à casa da democracia verificou, estupefacto, que era olhado de modo diferente.

Rapidamente verificou que era devido a não ser licenciado!…

Então, procurou tirar curso superior, pois desejava fazer carreira política…

Lembrei-me agora do artigo da escritora Tereza de Mello, referindo-se à minha crónica:"Doutores e Engenheiros", onde comentava a determinado passo: " (Meu) pai tinha dois cursos superiores, e nunca foi tratado senão pelo nome." – in "Jornal de Abrantes", 13/2/09.

Pelo nome, também, deseja ser conhecido o Prof. Doutor Pedro Barbosa, do Porto, que pede aos alunos que o tratem pelo nome próprio.

João Adelino, da RTP, contou em "Dinheiro Vivo" – 14/04/12 – que sendo moderador, entre dois políticos, um recusou entrar no estúdio por não o ter tratado por Sr. Doutor!

E porque assim acontece?

Responde Marden, em "O Poder da Vontade": "Dá-se mais importância ao diploma, que representa uma sabedoria fictícia, do que à verdadeira sabedoria, sem garantia do diploma."

Para o vulgo – e não só – quem não tem "canudo", por mais sábio que seja, não passa de simples habilidoso…

Meu pai, com graça, mas de semblante sério, dizia: "Virá o tempo em que as Escolas Técnicas terão de dar o título de doutor aos trolhas e pedreiros, se queremos ter quem nos tire a pinga do telhado…"


Voltar a Pena & Lápis


Voltar a Sol Português