1ª PÁGINA


Inspecção alimentar obriga à recolha de mais tortas e empadas

A Agência de Inspecção Alimentar Canadiana (AIAC – CFIA, na sigla em inglês) informou, no início do último fim-de-semana, que devem ser retiradas do mercado embalagens de tortas e empadas das marcas Mom's Pantry e Jim & Leonie.

Os produtos em causa são: Unsweetened Tart Shells e Unbaked Pie Lids. A suspeita é de que podem estar contaminadas com a bactéria E. coli.

Segundo a AIAC, a recolha obrigatória inclui todas as unidades de Unsweetened Tart Shells vendidas entre 1 de Dezembro de 2016 e 28 de Abril de 2017; e relativamente à Unbaked Pie Lids, devem ser retiradas do mercado todas as unidades vendidas entre os dias 15 de Março e 28 de Abril deste ano.

Esta ordem de recolha vem juntar-se a uma outra emitida a 25 de Abril, que incluía os produtos, Deep Dish Pie Shells, Sweetened Tart Shells e Tart Shells, vendidas sob várias denominações de marcas: Great Value, Apple Valley, Western Family e No Name.

Na nota informativa divulgada para a comunicação social, a Agência de Inspecção Alimentar acrescenta que as embalagens que devem ser retiradas do mercado têm datas de fim de validade que variam entre o dia 24 de Novembro de 2017, e o dia 21 de Dezembro de 2017.

Os alimentos contaminados com a bactéria E. coli O121 podem não parecer ou cheirar a estragados, mas podem, ainda assim, provocar doenças nos consumidores. Os sintomas podem incluir: náuseas, vómitos, cólicas abdominais ligeiras ou fortes, e diarreia por vezes com sangramento.


Voltar a Sol Português