1ª PÁGINA


Novo cônsul-geral de Portugal em Toronto já em funções

Por António Perinú
Sol Português

Em funções desde 15 de Setembro, o novo cônsul-geral de Portugal em Toronto, Rui Gomes, foi formalmente apresentado à comunidade portuguesa na passada sexta-feira (28), num Porto de Honra que se realizou na galeria do Consulado e para o qual foram convidados representantes dos órgãos da comunicação social, dirigentes de clubes e associações, e empresários locais.

Nesta que foi a sua primeira alocução pública em Toronto, o diplomata fez questão de agradecer a presença de todos e, mostrando-se consciente de que as instalações daquele posto consular são pequenas face à imensa comunidade que serve, garantiu que a seu tempo o contacto será alargado, prometendo visitar todas as colectividades, uma a uma.

Durante cerca de 12 minutos, Rui Gomes destacou algumas das suas primeiras impressões do posto e afirmou a sua intenção de preservar os laços que unem os portugueses na diáspora ao país natal.

Declarando-se herdeiro de um posto consular "muito dinâmico e organizado", o que, admitiu, lhe vai facilitar muito a vida, atribuiu essas características ao trabalho desenvolvido nos últimos anos pelos seus antecessores, particularmente Luís Barros, que em Agosto cessou funções como cônsul.

Mostrando-se atento às necessidades da comunidade, Rui Gomes disse querer trabalhar com os clubes e associações locais, nas quais o consulado poderá também fazer divulgação das suas actividades, aprofundando uma relação mutuamente benéfica.

Na sua agenda – indicou – está também a divulgação e aproximação da comunidade a Portugal e nesse sentido destacou a importância dos portugueses tiraram proveito do seu direito de participar nas eleições portuguesas, sendo o Consulado o local onde se devem dirigir para actualizarem a sua informação bem como para votarem.

Entretanto, destacou a recente renovação nos três principais postos representativos de Portugal neste país, designadamente o seu cargo, o de Embaixador de Portugal em Otava e o do coordenador do ensino de Português em Toronto, e que estão agora servidos por novos representantes para um novo mandato.

Ao citar a coordenação do ensino de português, a cargo do Instituto Camões, o diplomata lembrou também estarem abertas as inscrições para os estudos de português à distância.

No final da sua alocução, Rui Gomes viria a interagir de perto com os convidados, mostrando-se amável, simpático e atencioso, características que se esperam sejam ex-libris do seu mandato como máximo representante de Portugal entre nós.

Breve biografia do novo cônsul

De seu nome completo Rui Casimiro Alves Gomes, o novo cônsul-geral de Portugal em Toronto nasceu em 1 de Maio de 1971 em Kananga, República Democrática do Congo, e formou-se em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Foi aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, em Maio de 1995, e um ano depois era adido de embaixada na Secretaria de Estado, secretário de embaixada, em 1997, e terceiro-secretário de embaixada, em 1998.

Nesse mesmo ano esteve em comissão de serviço na Embaixada em S. Tomé e, subsequentemente, na Secretaria de Estado; e a partir de Julho de 1999 na Embaixada em S. Tomé.

Segundo-secretário de embaixada em 2001, foi então designado cônsul no Recife, Brasil, em Setembro desse ano onde permaneceu até ocupar o cargo de primeiro-secretário de embaixada, em Julho de 2005.

Foi também cônsul em Bilbau, Espanha, de 2005 a 2008, altura em que voltou à Secretaria de Estado, em Janeiro de 2008; em licença sem vencimento, por um ano, a partir daquela data.

A partir do início de 2009 esteve ao serviço do Gabinete do Secretário Geral, onde exerceu funções na Representação Permanente de Portugal junto da CPLP, e em Fevereiro de 2011 em missão extraordinária de serviço público no Consulado-Geral em Luanda, Angola.

Director de Serviços de Emigração na Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas em Abril desse ano, rumou em 2012 para a Embaixada em Pequim, China, e dois anos depois voltou à Secretaria de Estado.

Em 2014 fez uma comissão de serviço na Embaixada em Washington, Estados Unidos da América, sendo designado conselheiro de embaixada em Dezembro desse ano até voltar à Secretaria de Estado, um ano depois.

Escolhido para director de Serviços das Américas na Direcção-Geral de Política Externa, em Dezembro de 2015, Rui Gomes assumiu funções como cônsul-geral em Toronto em 15 de Setembro de 2018.


Voltar a Sol Português