CANADÁ EM FOCO


Universidade Ryerson vai passar a chamar-se Toronto Metropolitan University

A Universidade Ryerson vai mudar o nome para Toronto Metropolitan University, após uma votação unânime do conselho de governadores na pretérita terça-feira (26).

A escola comprometeu-se a mudar o nome no Verão passado, após manifestações contra o seu homónimo, Egerton Ryerson, que ajudou a criar o sistema de escolas residenciais do Canadá.

A mudança do nome foi, na verdade, apenas uma das 22 recomendações que foram feitas em 2020 por um grupo de trabalho nomeado para examinar a vida e o legado de Egerton Ryerson.

Outras recomendações feitas incluem não voltar a colocar a estátua de Egerton Ryerson, que foi derrubada pelos manifestantes, e reconsiderar a mascote "Eggy".

Em comunicado, o presidente e vice-chanceler Mohamed Lachemi disse que o novo nome foi escolhido após um extenso processo de consultas públicas, que recolheu pareceres de cerca de 30.000 pessoas.

Integrado nesse processo, foram avaliados 2.600 potenciais nomes, com um comité a apresentar nos últimos meses a lista dos finalistas para uma análise mais detalhada.

No comunicado, a instituição salienta que a mudança de nome marca o início de um "novo capítulo" para a universidade que permitirá avançar com "um nome que melhor reflicta os seus valores e aspirações".

Nessa mesma tarde já o site e os canais da universidade nas redes sociais haviam sido alterados para apresentar a nova designação, mas os responsáveis destacam que a "transição para o novo nome será feita por fases", com as mudanças na sinalização no campus a demorarem mais algum tempo.

Segundo foi ainda indicado, o governo do Ontário terá que alterar o Estatuto da Universidade Ryerson antes do novo nome poder ser utilizado em documentos oficiais emitidos pela instituição, incluindo nos diplomas.

A Toronto Metropolitan University esclareceu que qualquer pessoa com um diploma com o nome Ryerson pode solicitar um documento novo, assim que a mudança de nome for juridicamente validada, mas terá que pagar as taxas padrão para a impressão e o envio.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português