CANADÁ EM FOCO


Raro eclipse lunar em meados de Maio

"Lua Vermelha" vai ser fenómeno visível de costa a costa do Canadá

Na noite de 15 de Maio surgirá no céu uma "Lua Vermelha", no que será o mais longo eclipse total que os canadianos vão ter oportunidade de ver em 15 anos.

Este tipo de eclipse ocorre quando o sol, a Terra e a lua se alinham de tal modo que a Terra bloqueia a luz solar e a sua sombra incide directamente na face da lua, obscurecendo-a por completo.

Dado que o brilho da lua provém da luz que reflecte do sol, durante um eclipse lunar, quando a lua cruza a umbra da Terra – a região mais sombria – o seu brilho branco assume um tom mais escuro e avermelhado, ganhando por isso o apelido popular de "Lua Vermelha".

Pouco mais de um terço dos eclipses lunares são eclipses totais.

Segundo a NASA, a lua começará a atravessar a sombra da Terra logo após as 22h00 do dia 15 de Maio, mas só entrará na umbra por volta das 23h00, marcando assim o início do eclipse.

Nesse período, o que é ainda um eclipse parcial parecerá aos nossos olhos como se parte daquele astro estivesse a ser "engolido" pela escuridão, mas assim que a lua se tiver eclipsado por completo, essa zona da escuridão tornar-se-á visível com um tom avermelhado, à medida que a nossa visão se ajusta às condições.

Por volta das 23h30, a lua será totalmente cor de cobre e a "Lua Vermelha" terá o seu maior eclipse às 12h11 de 16 de Maio, saindo da umbra por volta da 1h00 da manhã.

Cerca da 1h30 estará apenas meio-eclipsada e, pelas 2h00 da manhã, deverá já ter escapado totalmente à sombra da Terra.

O eclipse será visível de costa a costa do Canadá, embora a ascensão e as horas exactas exactos das diferentes fases do eclipse sejam diferentes, dependendo dos fusos horários.

Os que vivem no leste e centro do país terão uma visão um pouco melhor, uma vez que a lua já terá surgido no céu nocturno quando o eclipse começar, o que significa que poderão assistir ao fenómeno completo, dependendo das condições meteorológicas nessa noite.

A Lua ficará totalmente eclipsada durante cerca de 85 minutos e de acordo com a estação The Weather Network, será o eclipse total mais longo, visível do Canadá, desde 2007.

O próximo acontecerá já em Novembro deste ano e será visível em todo o país.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português