CANADÁ EM FOCO


Ontário e Otava destinam mil milhões de dólares para reequipar as fábricas de automóveis Stellantis em Brampton e Windsor

Os governos do Canadá e do Ontário anunciaram um investimento conjunto de mais de mil milhões de dólares para ajudar a Stellantis a reequipar as suas fábricas de automóveis canadianas para produzir veículos eléctricos.

A Stellantis, a nova empresa criada há um ano por via da fusão da Fiat Chrysler e do grupo francês PSA, está a investir outros 2,4 mil milhões de dólares nos seus projectos de electrificação. Estes incluem a criação de linhas de montagem flexíveis para produção de veículos híbridos e eléctricos a bateria nas fábricas da Stellantis em Windsor e Brampton.

A Stellantis também está a expandir as suas instalações de pesquisa em Windsor para incluir um centro de testes de baterias e um centro de pesquisa de veículos eléctricos.

Ao todo, o governo federal vai investir 529 milhões de dólares, com o governo do Ontário a assumir um montante financeiro de 513 milhões de dólares.

No mês passado, o Canadá e a província do Ontário investiram 259 milhões de dólares cada, em parte, para transformar a fábrica de montagem CAMI da General Motors em Ingersoll, Ontário, de modo a se tornar a primeira fábrica de produção de veículos eléctricos comerciais em grande escala do Canadá.

Em Março, cada um dos governos prometeu quase 190 milhões de dólares para a fábrica da Honda em Alliston, Ontário, incluindo a modernização para produzir veículos eléctricos.

Responsável por um universo de 500 mil empregos e uma contribuição de 16 mil milhões de dólares para o PIB do Canadá, o sector automóvel é uma parte fundamental da economia canadiana, contudo tem mudado lentamente para se ajustar ao futuro da produção de veículos eléctricos.

Actualmente, existem apenas alguns veículos de emissão zero a sair das linhas de montagem canadianas, incluindo o híbrido Chrysler Pacifica, produzido na fábrica da Stellantis, em Windsor, e o híbrido Lexus RX 450 e o híbrido Toyota RAV4, ambos produzidos na fábrica da Toyota em Cambridge, Ontário.

Em Março, a Stellantis e a LG Energy Solutions também anunciaram um investimento conjunto de 5 mil milhões de dólares para construir a primeira fábrica de baterias para veículos eléctricos em grande escala no Canadá.

A Stellantis quer que, até 2030, metade das suas vendas de veículos na América do Norte sejam dentro do sector eléctrico.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português