COMUNIDADES EM FOCO


Exposição de fotografia em Toronto retrata 500 anos de peregrinação dos Romeiros

Os 500 anos dos Romeiros de São Miguel serão retratados numa exposição de fotografia que inaugurou quinta-feira (5) em Toronto, anunciou a organização.

De acordo numa nota à imprensa da Peach Gallery, que acolhe a exposição, numa colaboração com o festival de fotografia Scotiabank CONTACT, a mostra vai "explorar a peregrinação única dos Romeiros em 16 fotografias a preto e branco em metal", apresentada por Joseph Amaral.

"Tudo começou em 2012, quando vi a primeira foto dos peregrinos, desde então estou fascinado pelos Romeiros, quer pelo ritmo da caminhada, às músicas que cantam no percurso e a total humildade e devoção visível nos seus rostos", frisou o fotógrafo luso-canadiano.

A peregrinação anual dos Romeiros remonta a 1522, na sequência de um terramoto, que atingiu a ilha açoriana, tirando a vida a milhares de residentes, soterrando Vila Franca do Campo. Este desastre natural, levou a que os locais apelassem às forças divinas que os protegessem, tendo desta forma dando início aos Romeiros.

Durante oito dias na Primavera, os Romeiros de São Miguel, circulam a ilha em grupos, caminhando do amanhecer até ao anoitecer, procurando abrigo em casas e igrejas ao longo do caminho.

"Alguns são Romeiros há anos, outros são filhos e netos de Romeiros. A tradição ainda está muito viva hoje. É tão humilde ver esta tradição continuar", frisou Joseph Amaral.

O fotógrafo comercial especializado em fotografia editorial e corporativa é reconhecido pelas imagens a preto e branco e pelo use da luz.

A exposição estará patente na galeria localizada no terceiro andar do número 722 da College Street, em Toronto, de 5 a 29 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00 locais. Aos sábados e domingos, a galeria abre as portas apenas por marcação.

O CONTACT, é uma organização sem fins lucrativos que pretende promover a arte e a profissão de fotografia, através de um festival de fotografia em Toronto anual em Maio.

Na edição de 2022 do certame, estão previstas mais de 140 exposições e instalações de arte ao ar livre de artistas canadianos e internacionais.


Voltar a Comunidade em Foco


Voltar a Sol Português