COMUNIDADES EM FOCO


Bodas de Ouro para casal português

Aldegice e Fernando Gonçalves renovaram os votos matrimoniais que meio século antes os uniu neste país de acolhimento

Por António Perinú
e Noémia Gomes

Sol Português

Foi há precisamente um quarto de século que a 2 de Maio de 1997 reportámos nas páginas do jornal Sol Português a celebração dos 25 anos de matrimónio de Aldegice e Fernando Gonçalves, um casal português já então radicado no Canadá há três décadas.

A finalizar a peça, deixámos escrita uma saudação que, a jeito de prognóstico, terminava com a despedida: "até às Bodas de Ouro".

A verdade é que o tempo passou e volvidos outros 25 anos eis que chegou efectivamente o momento para mais essa celebração da família Gonçalves, efeméride pela qual vai passando um número cada vez menor de casais.

Aldegice e Fernando Gonçalves contraíram matrimónio a 29 de Abril de 1972 na igreja de Santa Inês, em Toronto ela natural de Santa Luzia, Angra do Heroísmo, e radicada no Canadá desde 1967, e ele nascido em Posto Santo e a chegar a este país de acolhimento no ano seguinte, em 1968.

A comemoração das Bodas de Ouro teve lugar no passado sábado (30), num salão de festas em Mississauga, e começou pela entrada do casal na sala perante os cerca de 130 convidados, familiares e amigos que, de pé, os aguardavam e aplaudiam pela dedicação mútua demonstrada ao longo de meio século de vida em conjunto.

A cerimónia de renovação dos votos matrimoniais foi conduzida pelo padre John Bertão, após o que se procedeu a um animado jantar convívio.

A festa teve música ao vivo a cargo do categorizado Duo Som Luso, composto por Nelson Câmara e Carlos Borges, e a abrir o baile o primeiro tema foi dedicada ao casal que assim oficializou o início do serão dançante que comemorava os seus 50 anos de matrimónio.

Para além dos familiares, encontravam-se presentes amigos de longa data, muitos deles do tempo do saudoso Sport Clube Lusitânia de Toronto, extinto já há alguns anos, num animado recordar do passado com figuras conhecidas da comunidade, como Isidro Gabriel, José Rodrigues, Eduíno Silva, José Mafra, e muitos mais.

Mais tarde não faltou um bufete de doces com variadas iguarias e onde, naturalmente, se incluía o chamado "bolo de noiva", que foi cortado pelo casal na presença dos convidados.

Gratos pelo convite, formulamos votos de muitas felicidades ao casal e... até às Bodas de Diamante!


Voltar a Comunidade em Foco


Voltar a Sol Português