1ª PÁGINA


Ontário:

Eleições legislativas a 2 de Junho

A campanha eleitoral para as eleições legislativas no Ontário arrancou oficialmente na quarta-feira (4), depois da tenente-governadora ter aceite o pedido do primeiro-ministro da província, Doug Ford, para dissolver o parlamento.

Apesar disso, há semanas que os políticos do Ontário estão já em campanha não oficial, tendo dois dos três principais partidos apresentado as suas plataformas eleitorais.

A tenente-governadora Elizabeth Dowdeswell marcou a data das eleições legislativas para 2 de Junho e neste momento as sondagens sugerem que os Conservadores, dirigidos pelo primeiro-ministro Doug Ford, estão a caminho da reeleição, com os Liberais em segundo lugar e a ultrapassarem o partido NDP para constituírem a Oposição oficial.

Entretanto, a entidade responsável pelas eleições na província, Elections Ontario, está a incentivar os eleitores a votarem antecipadamente, com o objectivo de evitar multidões nas mesas de voto no dia das eleições, dado a pandemia de Covid-19 ainda não ter acabado.

Por esse motivo, no dia da eleição, os eleitores que forem às urnas vão-se dar conta da sinalização que estará afixada no chão a recordar-lhes a necessidade de manterem o distanciamento físico, além do uso de separadores acrílicos e da disponibilidade de desinfectante para as mãos e máscaras descartáveis.

Para os que quiserem evitar isso, haverá um período de 10 dias para votação antecipada, com a Elections Ontario a disponibilizar também um novo processo online para quem preferir solicitar um boletim de voto pelo correio.

A entidade independente, responsável pela realização das eleições no Ontário, anunciou também o lançamento de um novo aplicativo (app) que permitirá aos eleitores localizar a sua mesa de voto, obter informações sobre os candidatos, descobrir quais as opções para votarem e receber notificações sempre que novos candidatos se inscrevam.

A app fornece ainda uma versão electrónica do cartão de eleitor, completo com um código de barras para leitura rápida pelos oficiais que se encontram junto às urnas.


Voltar a Sol Português