1ª PÁGINA


Semana Cultural Beirã 2019

Casa das Beiras de Toronto revela programa de actividades

Por João Vicente
Sol Português

A Semana Cultural Beirã é um certame realizado anualmente em finais de Setembro pela Casa das Beiras de Toronto e através do qual a colectividade pretende promover e divulgar algumas das principais características e produtos que definem as três regiões portuguesas a que colectivamente se atribuem o nome de Beiras – Alta, Baixa e Litoral.

A edição deste ano arranca já no dia 21 deste mês e o alinhamento de convidados e actividades foi terça-feira (3) anunciado oficialmente durante uma conferência de imprensa apresentada pela tesoureira Olga Rodrigues e pela relações públicas Cristina Alves.

Segundo revelaram, além de se esperar a presença de entidades políticas das três esferas governamentais canadianas, a noite da abertura será também o momento para a recepção oficial da vereadora da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, e do presidente da Junta de Freguesia de Caranguejeira, Joaquim Carreira Mónico, que aqui se deslocam vindos de Portugal.

A ocasião prevê igualmente a visita do embaixador de Portugal no Canadá, João Câmara, sendo que o entretenimento para essa noite estará a cargo do Rancho Folclórico dos Soutos - Caranguejeira e do cantor Dinis Brites.

Entretanto, o ponto alto deste certame cultural será uma Noite de Fado organizada por João Brito e marcada para a sexta-feira seguinte (27), tendo como cabeça de cartaz a fadista Célia Leiria, acompanhada pelos músicos Mário Pacheco e Bernardo Saldanha, vindos de Portugal.

Nesse serão fadista actuarão ainda o próprio organizador e Jenniffer Bettencourt, ambos com acompanhamento de Manuel Moscatel, Januário Araújo e João Carlos Silva.

Ainda em termos de actuações nesta Semana Cultural, destaque para o violinista Grenville Pinto, num espectáculo marcado para quarta-feira (25).

Contudo, a música será apenas uma de várias componentes deste certame cultural já que a gastronomia regional estará igualmente em destaque durante toda a semana, trazida até nós pela mão do chefe Luís Almeida, do Palace Restaurante, de Viseu.

Assim, poder-se-ão apreciar especialidades como lombo de porco assado no forno com mel e alecrim, arroz de polvo, massada de peixes, sopa de alho francês, polvo frito com migas e outras iguarias confeccionadas pelo conceituado chefe que trazem até nós os sabores de Portugal.

Outro ponto alto – não só em termos gastronómi-cos, como do festival em geral – será o 2.° Concurso da Sopa organizado pela Confraria Saberes e Sabores "Grão Vasco" da Casa das Beiras de Toronto.

Esta competição, que foi um êxito na sua primeira edição – ganha pela Casa do Alentejo – volta este ano para colocar "frente-a-frente" e da maneira mais amigável e deliciosa possível alguns dos clubes e associações da comunidade.

O segundo dia do certame, domingo (22), ficará marcado pelo festival de folclore com participação de vários ranchos comunitários, incluindo o da casa, e do rancho dos Soutos - Caranguejeira, um encontro que terminará com a actuação do grupo Searas de Portugal.

Na segunda-feira (23) celebrar-se-á o 2.º aniversário da Confraria Saberes e Sabores "Grão Vasco" da Casa das Beiras, havendo a concluir um espectáculo com o Duo Raça Latina, enquanto que na terça-feira (24) a noite dedicada aos patrocinadores inclui as últimas actuações neste certame do Rancho Folclórico dos Soutos - Caranguejeira e de Dinis Brites.

Na quarta-feira (25), e conforme referido, as atenções vão concentrar-se no 2.° Concurso de Sopa e na actuação de Grenville Pinto, mas outras estrelas irão brilhar, designadamente minhotas e beirãs, com as intervenções dos Ranchos da Associação Cultural do Minho e do Académico de Viseu.

Entretanto, a noite de quinta-feira (26) vai ser dedicada à juventude e o programa regista desde já as actuações da So Dance Studios, de Ashley Maia e Flávio e ainda de Rui Pedro.

A conclusão e encerramento da Semana Cultural Beirã 2019 será celebrada no sábado (28), estando prevista a presença do deputado da Assembleia da República José Cesário e a realização de um espectáculo com o conjunto musical Mexe-Mexe.


Voltar a Sol Português