1ª PÁGINA


Mensagem de Ano Novo: Governadora-geral diz que canadianos podem ter esperança, apesar da pandemia

A governadora-geral, Mary Simon, diz que os canadianos podem ter esperança no início do ano, apesar da crise relacionada com a pandemia de Covid-19 continuar a ser uma realidade.

Na sua primeira mensagem de Ano Novo desde que em Julho assumiu o cargo de representante oficial da chefe de Estado do Canadá, a monarca reinante do Reino Unido – actualmente a Rainha Isabel II – Mary

Simon afirmou que os canadianos mostraram resiliência, compaixão e adaptabilidade, apesar de terem atravessado um ano difícil.

Na mensagem – divulgada em inglês, francês e no idioma nativo inuktitut – Mary Simon destaca que o exemplo dado pelos cidadãos a inspiraram a continuar a trabalhar e a procurar melhores formas para ajudar as comunidades a prosperarem.

Para tal faz referência a um conceito conhecido em inuktitut como "ajuinnata", que significa não apenas comprometer-se, mas colocar em acção esse compromisso.

A governadora-geral termina reiterando a sua convicção de que, juntos, os canadianos estão a combater a pandemia, a lutar contra as alterações climáticas e a "trilhar o caminho da reconciliação" com os povos indígenas.


Voltar a Sol Português