1ª PÁGINA


Governador-geral realça espírito de inclusão nos 150 anos do Canadá

Na comunicação dirigida aos canadianos por ocasião dos 150 anos do país, o Governador-geral do Canadá realçou o espírito de inclusão e de melhoramento constante, como o principal pilar da formação da Confederação.

"É um espírito baseado nas linhas orientadoras da paz, justiça e respeito entre todas as pessoas, trabalhando juntos, apesar das nossas diferenças, para a construção de um país melhor.", escreveu David Johnston.

O Governador-geral prosseguiu: "Este é o espírito do Canadá, e é a nossa resposta para as perguntas: o que é que defendemos como canadianos? O que é que apreciamos acima de tudo? Nem sempre seguimos os nossos princípios. Nós tentamos, nós falhamos, nós tentamos outra vez."

Depois, Johnston virou-se para o futuro que espera o país: "Nós desejamos um país melhor, e é nisso que nos vamos transformar – uma pessoa de cada vez, um acto de cada vez, um dia de cada vez, ano após ano, após ano. É isto que nós somos. É isto que significa ser canadiano."

Já na parte final do seu comunicado, o Governador-geral do Canadá voltou a olhar para os 150 anos da história do país: "Hoje, com um século e meio de Confederação, celebramos o quão longe chegámos! Este é um país tão abençoado, feito grande pelo seu povo, pela sua paisagem, pela enorme diversidade das suas comunidades rurais e urbanas. Tem sido um imenso privilégio servir como Governador-geral e representante de Sua Majestade no Canadá."

Por fim, David Johnston alertou que vivemos "tempos excitantes e desafiantes", mas mostrou confiança no povo canadiano: "Juntos podemos mostrar ao mundo como é que uma grande nação é, no actual contexto. Para mim, é como o Canadá: um país que se esforça por ser mais inteligente e que cuida mais dos seus.", concluiu.


Voltar a Sol Português