1ª PÁGINA


Novo avião da TAP com emblemática pintura "retro" voa para Toronto

Uma nova aeronave Airbus A330-300 que exibe o antigo esquema de pintura e tipografia da companhia aérea portuguesa TAP vai voar pela primeira vez para Toronto, onde deverá chegar no dia 14 de Julho.

Baptizado "Portugal", o aparelho é um tributo da transportadora aérea nacional à sua já longa história, que é também parte da história do País, uma vez que já lá vão 72 anos desde que a TAP cruza os céus em nome de Portugal e dos portugueses.

O novo aparelho ostenta a imagem corporativa da TAP utilizada entre os anos 50 e 70 numa homenagem a Portugal e aos portugueses e também com a intenção de promover Portugal tanto aquém como além-fronteiras.

Para esse efeito foi recriada, de forma fiel, a tipografia `Transportes Aéreos Portugueses' e o logótipo da companhia na época, popularmente conhecido como "Passarola".

Antes de iniciar os voos comerciais de longo curso em que irá promover Portugal além-fronteiras, o "Portugal" apresentou-se no dia 26 de Junho num primeiro voo nacional de demonstração durante o qual sobrevoou num voo baixo os cenários mais característicos de Lisboa e Porto.

Num comunicado emitido pela empresa, a transportadora aérea portuguesa considera que esta é uma aposta num "ícone" e confia que ninguém lhe fique indiferente, contando que quem voou nas décadas de 50, 60 e 70 vá emocionar-se ao recordar estas cores antigas, mas também quem nunca voou.

Este é o segundo avião da TAP a receber o nome do País. O primeiro a chamar-se "Portugal" foi um Boeing 747-200, recebido pela TAP em Fevereiro de 1972.

A imagem clássica escolhida para este avião "retro", a mais emblemática antiga identidade corporativa da companhia, foi utilizada pela primeira vez no avião Lockheed Super Constellation, recebido pela TAP em Julho de 1955, tendo o Boeing 727-200 sido o último a exibi-la.

O "Portugal" é um de três Airbus A330-300 que a TAP recebe este Verão num reforço da capacidade da companhia face à abertura de novas rotas, nomeadamente a rota de longo curso para o Canadá (Toronto), que foi inaugurada a 10 de Junho.

A operar desde 1945, a TAP concluiu um processo de privatização em 2015 – ano em que celebrou 70 anos – tendo o consórcio Atlantic Gateway como novo accionista.

Com Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul, a empresa é líder na operação entre a Europa e o Brasil e dispõe de uma frota de 80 aeronaves: 63 aviões Airbus e 17 ao serviço da TAP Express - a nova marca comercial da companhia para a sua rede regional.

A partir deste Verão, a rede TAP cobrirá 84 destinos em 34 países a nível mundial, operando em média cerca de 2.500 voos por semana.


Voltar a Sol Português