1ª PÁGINA


Ontário:

Salário mínimo aumentou para 15,50 dólares/hora

Com a chegada do mês de Outubro chegou também um novo aumento do salário mínimo no Ontário.

A medida tinha sido anunciada pelo governo provincial em Abril e foi agora efectivada, com impacto directo e imediato nos trabalhadores.

Depois de em Janeiro ter passado para 15 dólares/hora, a 1 de Outubro aumentou mais 50 cêntimos, colocando o valor mínimo por uma hora de trabalho na província em 15,50 dólares.

O primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, enfatizou que se trata de um aumento necessário, decretado "para melhorar a vida das pessoas".

O aumento de 50 cêntimos, o segundo num ano, surge numa altura em que a taxa anual de inflação no Canadá atingiu, em Junho, o valor mais alto dos últimos 40 anos, e o Serviço de Estatística do Canadá, StatCan, informou que o preço dos alimentos registou a maior subida dos preços desde 1981.

A propósito da decisão, o ministro do Trabalho, Monte McNaughton, afirmou que "o governo reconhece que as famílias do Ontário estão a debater-se com o aumento do custo de vida", garantindo que "continuará a aumentar" o salário mínimo sempre que os dados assim o justifiquem.


Voltar a Sol Português