1ª PÁGINA


Semana Cultural Beirã 2018:

Casa das Beiras de Toronto apresentou programa de actividades

Por João Vicente
Sol Português

Prestes a realizar mais uma edição da sua Semana Cultural Beirã, que irá decorrer de 22 a 29 de Setembro, a Casa das Beiras de Toronto (CBT) realizou na passada quinta-feira (30) uma conferência de imprensa durante a qual revelou o programa de actividades para a movimentada semana que se avizinha.

A noite da abertura, que vai ser celebrada no salão de festas do sindicato LIUNA Local 183, contará com a presença de três autarcas vindos de Portugal, esperando-se igualmente políticos representantes dos três níveis do governo canadiano, e será animada pela Juventuna Nesprido e Nel Monteiro, vindos de Portugal, assim como pelo conhecido conjunto local, Karma Band.

A comitiva visitante integra o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, e o seu congénere de Vagos, Silvério Rodrigues Regalado, bem como o vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Delfim dos Santos Ferreira, que se desloca à inauguração deste certame numa parceria com a Fundação Cultural Amigos da Angeja (FCAA).

Segundo foi revelado, esta pequena colectividade tem vindo a angariar fundos para a compra de um parque nas redondezas de Albergaria-a-Velha, onde realiza um evento anual, iniciativa que conseguiu já concretizar.

Através das suas actividades e do dinheiro angariado, a FCAA tem auxiliado também colectividades do concelho de Angeja e aqui de Toronto, e pretende agora angariar fundos para erigir um monumento em honra dos emigrantes no seu "Parque do Emigrante".

Para a edição 2018 da Semana Cultural Beirã estão agendados vários momentos de convívio e actividades de expressão cultural e gastronómica, mas a "jóia da coroa" será a grande Noite de Fados.

Marcada para a véspera do encerramento (sexta-feira, 28), apresenta Jorge Fernando e o filho, Jorge Nunes, vindos de Portugal, como cabeças-de-cartaz, com o organizador do evento, João Brito, e a fadista Suzi Silva, vinda de Montreal, a completarem o elenco deste espectáculo centrado inteiramente na canção nacional e que se antevê memorável.

Entretanto, no domingo (23) irá decorrer um festival de folclore com a participação de vários grupos locais, estando já confirmados os ranchos da Nazaré, do Arsenal do Minho, do Barcelos, de Vaughan, do Centro Cultural Português de Mississauga e Os Camponeses, além do rancho anfitrião, o Académico de Viseu, que integra à Casa das Beiras.

Cada dia terá o seu tema, ementa e actividades únicas, mas o público pode contar com várias actuações da Juventuna para além da noite da inauguração, nomeadamente a finalizar as celebrações de domingo (23), na noite dedicada aos patrocinadores, na terça-feira (25), bem como no encerramento desta Semana Cultural, que terá lugar no sábado (29).

Na segunda-feira (24) comemora-se o primeiro aniversário da Confraria de Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco" da Casa das Beiras, uma noite em que o entretenimento estará a cargo de Nel Monteiro.

Ainda numa organização desta Confraria, na quarta-feira (26) a atenção recairá sobre a Festa da Sopa, na qual irão ainda participar, além da colectividade anfitriã, a Casa do Alentejo, a Casa da Madeira, a Associação Cultural do Minho e o Centro Cultural Português de Mississauga.

Cada uma das colectividades apresentará uma sopa que será julgada por membros da confraria, tendo já sido encomendadas para esta ocasião especial malgas que, após cumprirem a sua função, servirão de recordação.

O segmento musical nessa noite será assegurado pelos ranchos folclóricos da casa e da Associação Cultural do Minho, assim como pelo cantor Hélder Pereira.

A noite de quinta-feira (27) será dedicada à juventude, contando com uma apresentação de danças da So Dance Studios e Ashley Maia, e um espectáculo musical com Flávio Santos.

Entretanto, na já referida noite de fado de sexta-feira (28) o acompanhamento musical será de Manuel Moscatel na guitarra portuguesa, Tony Melo na viola de fado, Januário Araújo na viola baixo e, vindo de Portugal, António Dias, também na guitarra portuguesa.

Para o último dia de actividades, que decorrerá no sábado (29), o serão musical ficará a cargo do grupo Searas de Portugal, assim como da Juventuna, como já referimos, enquanto que o chefe convidado, António Mendes – do restaurante O Amigo, da Tocha, Cantanhede, que tem vindo a assegurar a componente gastronómica destas celebrações beirãs nos últimos dois anos – irá apresentar uma variedade de iguarias entre as quais se conta o seu apreciado arroz à valenciana.

Destaque-se que ao longo de toda a semana o chefe António Mendes irá servir almoços e jantares regionais, incluindo cozido à portuguesa, lulas estufadas, bacalhau à Gomes de Sá, chanfana beirã e outros, podendo os interessados reservar as suas mesas antecipadamente.

Segundo destacou Katia Caramujo, vice-presidente da CBT, dado que a Casa das Beiras estará a funcionar no horário de Verão por mais alguns dias e o presidente, Bernardino Nascimento, se encontra ainda em Portugal, os interessados devem contactar a relações públicas, Cristina Alves, através do telefone 647-993-5891, caso não o consigam fazer através dos números que estão discriminados nos cartazes do programa.

Além dos vice-presidentes da CBT, Vítor Rocha e Katia Caramujo, participaram nesta conferência de imprensa o coordenador da noite de fados, João Brito, o membro da FCAA, Fernando Nogueira, o director da sala e do bar da CBT, Manuel de Sousa, e Alcindo Rego, chefe de sala do clube beirão.

João Brito aproveitou ainda a ocasião para divulgar os preparativos para a comemoração dos seus 25 anos de actividade como fadista, uma festa marcada para dia 25 de Outubro na Casa das Beiras e na qual participarão vários artistas, incluindo Mário Jorge e Fátima Ferreira, prometendo oportunamente adiantar mais pormenores.


Voltar a Sol Português