1ª PÁGINA


De 15 a 23 de Fevereiro em Toronto:

Casa do Alentejo promete muita animação na XXXV Semana Cultural

Por João Vicente
Sol Português

A Casa do Alentejo de Toronto (CAT) apresentou na pretérita quinta-feira (31) o alinhamento para aquela que será a sua 35.ª Semana Cultural, que irá realizar-se de 15 a 23 de Fevereiro e na qual se insere igualmente a comemoração oficial do aniversário da colectividade.

No decorrer da conferência de imprensa, e durante cerca de meia hora, o vice-presidente da agremiação alentejana, Jaime Nascimento, passou a expor o calendário das actividades, que inclui espectáculos com artistas e grupos vindos de Portugal a par de talentos locais, no que promete ser um animado certame.

No que toca aos grupos visitantes, Os Maravilhas do Alentejo, grupo de cantares típicos originário de Rio de Moinhos, concelho de Aljustrel, irá actuar na noite da inauguração (15) e na noite do sócio e aniversário da casa (20), altura em que partilhará também o palco com os Moços D'Uma Cana, vindos de Castro Verde.

Este agrupamento canta temas regionais com um toque um pouco diferente pois faz-se acompanhar de guitarra campaniça e irá animar ainda a noite cultural (16) e as festividades do Dia da Terceira Idade (19), altura em que actuará também com a tuna académica luso-canadiana, a Luso-Can Tuna.

De Portugal virá também o fadista Duarte e os músicos Pedro Amendoeira (guitarra) e João Filipe (viola), trio de além-mar que será a atracção principal da Grande Gala de Fado na noite de sábado (23), um espectáculo que conta ainda com o talento de Clara Santos e dos músicos Hernâni Raposo, Pedro Joel e Sérgio Santos, e que dará por encerrada esta Semana Cultural.

A nível das actuações de talentos locais, destacam-se as do cantor luso-canadiano Peter Serrado, semifinalista do Festival RTP da Canção 2018, marcada para dia 16, e da luso-descendente Bruna Vilaça, vencedora da 10.ª edição do Concurso de Cantores com John Santos, que anima a Noite da Juventude a 22 e para a qual está convidado também o DJ Gil Ribeiro.

Entretanto, o Louis Simão Trio actuará na noite de aniversário (20), e o cantor Hélder Pereira no dia seguinte (21), sendo ainda de ressalvar uma Tarde de Folclore Internacional no dia 17, com actuações de vários ranchos da comunidade lusa assim como grupos representativos do folclore mexicano e ucraniano.

Segundo foi destacado na apresentação do programa, embora a música tenha um papel preponderante, esta Semana Cultural vai ter também uma componente gastronómica de destaque que manterá aberto o restaurante da CAT desde a inauguração do certame até dia 24, domingo, para almoços e jantares típicos confeccionados por uma chefe de cozinha vinda de Portugal.

Entretanto, a par da gastronomia regional a cultura terá também lugar de relevo pelo que no dia 18 é de destacar a apresentação de um documentário alusivo ao Alentejo, num serão que ficará marcado também pelo humor com a realização de uma sessão de anedotas alentejanas e convívio com os grupos vindos de Portugal.

No dia seguinte (19) realizar-se-á uma mesa redonda com o escritor Francisco do Ó Pacheco e no dia 21 o Grupo Experimental de teatro "O Projecto" vai apresentar a comédia "Os Ficheiros Secretos (X-Files) à Alentejana".

Com arranque oficial pelas 18h30 do dia 15 de Fevereiro, esta promissora Semana Cultural será subordinada ao tema "Somos genuínos, simples, naturais... somos Alentejanos" e nessa noite, além de um "Alentejo de Honra" e a interpretação dos hinos nacionais canadiano e português pelo Grupo Coral da CAT, proceder-se-á à abertura das exposições que vão ficar patentes no salão nobre, finalizando com um espectáculo com a artista Jessica Vidal e o grupo coral da casa na interpretação de temas tradicionais representativos do cante alente-jano.

Segundo a relações públicas, Rosa de Sousa, a CAT está a desenvolver uma campanha com vista a aumentar o número de sócios pelo que convida o público a participar, especialmente durante a festa do aniversário e Noite do Sócio, no dia 20, pois além de poderem assistir às actuações dos dois grupos vindos de Portugal e do Louis Simão Trio, o discurso do presidente da Assembleia-Geral será elucidativo para quem deseje mais informações.

Para já, poderão contactar a CAT através do telefone 416 537-7766 para obter mais detalhes ou fazer reservas.


Voltar a Sol Português