CANADÁ EM FOCO


Canadá recusa conversações bilaterais com os Estados Unidos sobre comércio

O governo federal do Canadá rejeitou na terça-feira (5) a pretensão americana de diálogos bilaterais sobre comércio, com o Canadá e o México, em vez de seguir em frente com as negociações entre os três países no âmbito do Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA, na sigla em inglês).

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha avançado com a ideia dos acordos bilaterais, na passada sexta-feira (1), e o Director do Conselho Económico Nacional americano, Larry Kudlow, disse na terça-feira (5), durante o programa "Fox and Friends" da Fox News, que o Presidente estava a falar a sério: "Ele está a falar muito a sério, relativamente a uma mudança nas negociações da NAFTA. A preferência dele agora – e pediu-me que a reafirmasse – é negociar com o México e o Canadá separadamente. Ele prefere negociações bilaterais, porque está a falar com dois países muito diferentes. O Presidente não quer sair da NAFTA, mas quer ter uma abordagem diferente, porque o México e o Canadá têm problemas diferentes e, na realidade, ele odeia tratados multilaterais.", disse Kudlow.

Em Otava, a nova sugestão de Trump caiu com estrondo, mas o Ministro do Comércio Internacional, Francois-Philippe Champagne, reafirmou que o Canadá quer "um acordo trilateral": "Nós sabemos que isto funciona, e sabemos que sustenta uma cadeia de abastecimento muito integrada. Portanto, quando falamos deste tema, temos que olhar para a realidade, e a realidade é que durante os últimos 24 anos criámos uma cadeia de abastecimento muito integrada, que tem sido boa para a economia, boa para os consumidores, e boa para os trabalhadores nos três países.", disse Champagne.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português