|
| ||||
|
| ||||
Campeonato feminino de futebol alargado em 2020/21 a 20 equipas para apoiar sector
O campeonato feminino de futebol terá mais oito equipas na próxima época, de 2020/21, passando de 12 para 20 clubes, informou quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A medida, que será, posteriormente, parcialmente revertida, visa a médio prazo apoiar os clubes, que podem ser especialmente afectados, numa fase em que ainda se desenvolvem, pelos efeitos colaterais à pandemia da Covid-19. "A Direcção da FPF entende que aumentar a Liga BPI de 12 para 20 clubes permitirá apoiar directamente quase o dobro das jogadoras portuguesas, muitas delas activas em selecções nacionais de diferentes escalões", indicou a Federação. Esta alteração levará a que a primeira fase do campeonato de 2020/21 tenha 20 equipas - as 12 actuais acrescidas de oito vencedoras das oito séries da II divisão – divididas em série norte e série sul. A segunda fase da Liga terá as quatro primeiras de cada série a discutirem a fase de campeão, e as 12 restantes (as seis últimas da série norte e série sul) a lutarem pela manutenção. No modelo, está previsto a descida de seis equipas dessas 12 e a subida de apenas duas da II Liga, levando a que a época de 2021/22 seja então reduzida de 20 para 16 clubes. Esta época, face à crise sanitária existente com o novo coronavírus e a suspensão dos campeonatos, a FPF decidiu em 8 de Abril "dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores". O Benfica liderava a competição, com os mesmos pontos do Sporting, sendo o Sporting de Braga, campeão em título, terceiro classificado. | ||||
|
| ||||