|
| ||||
|
| ||||
Covid-19: Açores adoptam também o uso obrigatório de máscaraO responsável pela Autoridade de Saúde nos Açores, Tiago Lopes anunciou domingo que o uso de máscara será obrigatório no arquipélago a partir desde segunda-feira, no âmbito das medidas de protecção por causa da Covid-19. Os Açores juntam-se assim ao resto do país, onde a decisão já havia sido tomada pelos governos nacional e da Madeira. No habitual `briefing' sobre o ponto de situação da pandemia, Tiago Lopes explicou que a decisão foi tomada porque, "da parte da população, já existe mais à vontade na circulação na via pública", sendo "perceptível que o distancia-mento físico diminuiu de forma significativa na região", o que "é compreensível mas não, de todo, aceitável". O responsável falava em Angra do Heroísmo, num dia em que não se registaram casos novos de infecção por Covid-19. Considerando que o uso obrigatório das máscaras "ficaria sempre sujeito às atitudes e comportamentos por parte dos cidadãos ao longo dos dias e do acompanhamento que ia ser feito da evolução do surto", e sendo "perceptível que o distanciamento físico poderá não ser cumprido", o responsável declarou que "é, de todo, recomendável a introdução da obrigato-riedade do uso de máscaras de uso comunitário e social na região". Nos Açores, tanto as ordens dos médicos e enfermeiros, bem como os diferentes partidos, têm vindo a reivindicar a introdução do uso obrigatório de máscaras, mas o Governo Regional apenas as recomendou. A Região Autónoma dos Açores era a única do país onde não vigorava a obrigatoriedade do uso de máscara por parte dos cidadãos. A utilização de máscaras começou a ser obrigatória na Madeira já a partir desta segunda-feira, no interior de todos os espaços comerciais, serviços públicos e transportes colectivos. | ||||
|
| ||||
|
A medida, anunciada na quinta-feira passada pelo presidente do Governo Regional madeirense, Miguel Albuquerque, abrange tanto funcionários como clientes e surge no contexto de retoma das actividades económicas. O Primeiro-ministro, António Costa afirmou, entretanto, na quinta-feira que também no continente vai ser obrigatório o uso de máscaras comunitárias em espaços onde exista maior concentração de pessoas, como os transportes públicos, os estabelecimentos comerciais e as escolas. Exemplificando com uma reportagem da RTP/Açores, Tiago Lopes disse que foi evidente o comportamento das pessoas num mercado "bastante conhecido" de Ponta Delgada e defendeu que "não se podendo deitar tudo a perder", até porque, "na via pública, já são visíveis os pequenos ajuntamentos de pessoas". O responsável admitiu ainda a possibilidade de existirem coimas para quem não use a máscara obrigatoriamente para "salvaguardar a saúde pública". Questionado sobre a ausência das máscaras que o Governo dos Açores prometeu começar a distribuir pelos lares açorianos há duas semanas, referiu que a Autoridade de Saúde tem sido confrontada com "alguns constrangimentos". "O mercado tem alguma quantidade disponível e as produzidas na região também começam a ser distribuídas. E vou ser muito sincero: não existindo quantidades suficientes de máscaras, se calhar, por esta via consegue-se restringir a circulação na via pública", declarou Tiago Lopes. (...) Até domingo, já foram detectados na região um total de 143 casos, verificando-se 53 recuperados, 14 óbitos e 76 casos positivos activos, sendo 58 em São Miguel, dois na ilha Terceira, quatro na Graciosa, dois em São Jorge, cinco no Pico e cinco no Faial. Portugal contabiliza 1.043 mortos associados à Covid-19 em 25.282 casos confirmados de infecção, segundo o boletim diário da Direcção-Geral da Saúde divulgado domingo. Relativamente a sábado, há mais 20 mortos (+2%) e mais 92 casos de infecção (+0,4%). Das pessoas infecta-das, 856 estão hospitalizadas, das quais 144 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.671 para 1.689. | ||||
|
| ||||