1ª PÁGINA


Concurso de Cantores:

Dois luso-canadianos já com passagem para a final

Por Noémia Gomes
Sol Português

Kiana Medeiros e Patrick Lopes são dois luso-descendentes que têm já passagem garantida para a final 2018/19 do Concurso de Cantores com John Santos (SCJS, na sigla em inglês).

Ambos se classificaram durante a primeira semifinal da 13.ª edição do concurso, que se realizou na passada sexta-feira (1) na Casa do Alentejo de Toronto (CAT) e na qual ficaram apurados cinco finalistas.

Entre os 22 concorrentes em prova, Kiana Medeiros distinguiu-se no escalão juvenil com a sua interpretação do tema "Nobody Love", a par de Janiah Hines Brown com "Scars to you beautiful".

Entretanto, Patrick Lopes conseguiu a mesma façanha com "This Town", juntando-se a Paul Panait, que interpretou "Cry me a River", e Precious Hernandez, que cantou "Give your heart a break", na lista dos apurados no escalão de adultos.

Como habitualmente, o espectáculo teve apresentação de John e Lisa Santos, assim como de Marisa Oliveira, locutora da SCJS TV que mais tarde viria a entrevistar as concorrentes e o júri, recolhendo as suas opiniões sobre o espectáculo bem como as expectativas e sonhos dos candidatos à final.

A escolha dos finalistas resultou da votação conjunta do público e do júri, um painel que nesta prova foi constituído por Valter Barberini, Liam Connor, Trevor Shelton, Darnell-Brandon Thomas e Mike McDonnel, todos eles com destacados palmarés em vários sectores da indústria musical.

Nos interregnos da competição foram apresentados vídeos das vencedoras da edição 11, Melissa Clement e Keeana Cerezo – escalões juvenil e adulto, respectivamente – e um vídeo dos jovens do programa "Back on Track", iniciativa que em colaboração com a JLS Entertainment e SCJS ajuda adolescentes considerados em risco a aprender uma profissão.

Foi o caso de Zack e Jake, dois jovens que têm agora um novo propósito para a sua vida, tendo aprendido a fazer vídeos, a editar e a escrever canções.

Juntamente com o produtor Tal Vaisman, os jovens escreveram músicas e letras, e gravaram um CD intitulado "We all want to be free", ao abrigo de um programa do qual o promotor do concurso, John Santos, diz sentir-se particularmente orgulhoso pois permite ajudar jovens em situações difíceis e reencaminhá-los para um futuro de sucesso.

Enquanto se aguardavam os resultado da votação, um pequeno espectáculo registou as actuações de John Santos, Marisa Oliveira e Valter Barberini na interpretação da canção "Mas que nada", continuando depois com intervenções da vencedora da edição 7 do concurso, Jheo Navarro, que é este ano a professora de canto que acompanha os concorrentes.

As actuações continuaram com Bruna Vilaça, vencedora da 10.ª edição da competição e actualmente uma das participantes no programa "Next Step", cabendo à dupla de John e Lisa Santos fechar o espectáculo com o clássico "Suspicious Minds", antes de serem revelados os resultados.

Esta foi a primeira das duas semifinais da edição deste ano, pelo que os concorrentes que não avançaram nesta prova terão ainda uma nova oportunidade para conquistarem o público e o júri num encontro que se realiza já no sábado (9), na CAT.

A grande final está marcada para o dia 27 de Abril e vai realizar-se em Brampton, no Centro de Convenções Pearson.


Voltar a Sol Português