1ª PÁGINA


Pfizer envia resultados dos testes de vacinação de crianças entre os 5 e 11 anos à Health Canada

A Pfizer enviou à Health Canada os resultados duma pesquisa preliminar sobre a eficácia da sua vacina contra a Covid-19 em crianças entre os cinco e os 11 anos de idade.

A farmacêutica confirmou no passado sábado (2) que forneceu os dados do ensaio inicial àquele departamento do governo federal para avaliação, enquanto se prepara para formalizar o pedido para a autorização do uso do imunizante nas crianças, situação que pode vir a acontecer ainda antes do final deste mês.

A Pfizer recebeu inicialmente uma aprovação provisória para o uso da vacina contra a Covid-19 em Dezembro e em Setembro conseguiu a aprovação final.

A vacina de duas doses da Pfizer, desenvolvida em parceria com a empresa farmacêutica alemã BioNTech, é actualmente administrada a maiores de12 anos.

Entretanto, a empresa tem vindo a testar uma dose menor nas crianças mais pequenas e tanto a Pfizer como a BioNTech disseram recentemente que os investigadores descobriram que os anticorpos criados por esta dose menor nas crianças eram tão fortes quanto os que têm sido detectados nos adolescentes e nos adultos que recebem as doses normais..

As empresas enviaram os resultados da pesquisa à Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e tencionam solicitar autorização para o uso de emergência da vacina em crianças entre os cinco e os 11 anos "nas próximas semanas". As empresas prevêem também enviar os dados à Agência Europeia de Medicamentos e outros reguladores.

Enquanto isso, a Health Canada já aprovou o uso da vacina da Moderna nas crianças com mais de 12 anos no final de Agosto e a farmacêutica americana está também a testar a sua eficácia nas crianças mais pequenas, sendo os resultados esperados ainda durante o Outono.


Voltar a Sol Português