1ª PÁGINA


Canadá partilha dados com países que não aceitam viajantes imunizados com vacinas mistas

A Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC, na sigla em inglês) diz estar a colaborar com outros governos que estão ainda hesitantes em autorizar a entrada de canadianos com vacinas mistas nas suas fronteiras sem obrigatoriedade de cumprir quarentena.

Vários países, incluindo os Estados Unidos, apenas reconhecem as imunizações feitas com duas doses idênticas duma vacina aprovada.

Todavia, a dra. Theresa Tam, directora dos Serviços de Saúde Pública do Canadá, refere que a PHAC apresentou dados sobre a eficácia das doses mistas ao governo americano e doutros destinos prioritários, defendendo ao mesmo tempo que o Canadá tem sido particularmente activo na divulgação de informações sobre a eficácia da mistura da Oxford-AstraZeneca com vacinas de mRNA, como a Pfizer-BioNTech e a Moderna.

Muitos países não têm dados internos sobre esta situação, pelo que o Canadá está a trabalhar no sentido de os ajudar a tomarem decisões sobre os seus próprios regulamentos turísticos.

Espera-se ainda que o governo federal divulgue nas próximas semanas mais detalhes sobre um passaporte de vacinação padronizado para os canadianos.


Voltar a Sol Português