1ª PÁGINA


Hospitais registam forte aumento no número de pacientes e
Primeiro-ministro apela à vacinação

O Primeiro-Ministro canadiano, Justin Trudeau, admitiu esta semana estar "extremamente preocupado" com o aumento no número de crianças com doenças respiratórias, dado vários hospitais em todo o país relatarem deparar-se com grandes dificuldades em atender todos os pacientes que a eles recorrem.

A situação levou o Primeiro-Ministro a pedir aos canadianos que se vacinem contra a covid-19 e contra a gripe, admitindo ainda que "as autoridades estão a ponderar os conselhos das autoridades de saúde pública no que diz respeito a medidas como a implementação da obrigatoriedade do uso de máscaras".

O governante frisou que "é responsabilidade de todos darem um passo à frente para se vacinarem e manterem as suas famílias e as suas comunidades a salvo do que também pode ser um ressurgimento da covid-19".

Os relatos de que os hospitais infantis estão a registar um aumento dramático no número de pacientes, entre os quais se incluem infectados com covid-19 mas também com doenças associadas à gripe e a vírus respiratórios, continuam a aumentar.

Responsáveis dos serviços de saúde têm vindo a público pedir para que "as pessoas considerem reduzir" o seu contacto com outros durante as festas de Natal e de Ano Novo.

Entretanto, as escolas também devem preparar-se para a eventualidade de terem de fazer a transição para o ensino online de forma temporária para as turmas que registarem um grande número de infectados com doenças virais.

Ainda esta semana, a Direcção Escolar de Hamilton decretou a obrigatoriedade do uso de máscara nos estabelecimentos de ensino a seu cargo como forma de prevenir a disseminação da covid-19 e outras infecções respiratórias.


Voltar a Sol Português