CANADÁ EM FOCO


Reunificação familiar de imigrantes vai ser mais rápida, promete governo canadiano

O governo canadiano implementou um novo sistema que permite conceder mais rapidamente o visto de entrada no país a familiares de imigrantes enquanto aguardam uma decisão sobre o seu pedido de residência permanente.

O anúncio foi feito no final da passada semana pelo ministro da Imigração, Sean Fraser, durante uma deslocação à Colúmbia Britânica.

"Os cônjuges, filhos e pais de imigrantes vão poder juntar-se à família no Canadá mais rapidamente, uma vez que o governo federal implementou um novo sistema para a aprovação de pedidos de reunificação familiar", anunciou o ministro.

Actualmente, é frequente ver o visto de visitante temporário ser negado a familiares que têm um pedido de residência permanente em avaliação por receio de que não deixem o país no final do prazo.

O sistema agora implementado utiliza um processo analítico avançado que permite identificar os requerentes que têm processos de residência permanente pendentes e acelera a aprovação de vistos temporários.

Pronunciando-se durante uma conferência de imprensa em Vancouver, Sean Fraser indicou que o novo sistema "significa que os membros da família vão poder viajar para o Canadá mais rapidamente e estar com os seus entes queridos mais cedo do que anteriormente".

Sean Fraser anunciou também que os cônjuges e filhos agregados ao processo e que recebam o visto temporário recebem também autorização para trabalhar, sem restrições, independentemente de a solicitarem antes ou depois de chegarem ao país.

De acordo com o ministro federal, a taxa de aprovação de pedidos ao abrigo do novo sistema, que já está a ser utilizado, é agora superior a 98%.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português