COMUNIDADES EM FOCO


Edição 2023 da "Volta Luso" vai realizar-se a 16 de Julho

Evento anual beneficente da LCCS pretende "apenas ajuda para ajudar" quem necessita dos seus serviços

Por Rómulo Ávila

Sol Português

A "Volta Luso" é já um evento que faz parte da agenda de actividades em Toronto, sobretudo da comunidade luso-canadiana residente nesta cidade e ao seu redor.

Organizada pela Luso Canadian Charitable Society (LCCS, também conhecida apenas por Luso) e apresentada pela sindical LIUNA Local 183, a "Volta" é um evento anual organizado em torno de passeios de bicicleta ou a pé com o objectivo de angariar fundos para os três centros de apoio para pessoas com deficiências motoras e cognitivas a cargo daquela instituição de caridade luso-canadiana.

Na passada quinta-feira (1), uma conferência de imprensa revelou os detalhes para a edição deste ano e que, como indicou o seu presidente executivo, aspira a superar os resultados conseguidos em 2022.

"O objectivo é arrecadar com este evento solidário um valor maior do que o do ano anterior, que foi de 401.000 dólares", disse Jack Prazeres, destacando que o dinheiro angariado "reverte a favor dos utentes da Luso e das famílias que muito precisam" dos serviços diários prestados pelos centros da LCCS.

"Tudo o que seja acima desse valor é motivo para dizermos que a nossa missão foi cumprida", prosseguiu, indicando apenas quererem "ajuda para ajudar outros que precisam muito de nós".

No decorrer do encontro com os jornalistas, o dirigente da LCCS confirmou que a Volta Luso 2023 se irá realizar no dia 16 de Julho, um domingo, com início às 9h00 da manhã, tendo como ponto de encontro a sede do Centro Cultural Português de Mississauga, "que mais uma vez abraça a iniciativa".

Numa conferência de imprensa sem grandes discursos mas caracterizada pelo apelo claro à participação de todos os portugueses, desde os empresários à comunidade em geral, Jack Prazeres registou as alterações no programa de actividades para esta edição.

Uma delas, segundo indicou, será a disponibilização de linhas telefónicas para aqueles que não se podem ali deslocar no dia do evento, mas que ainda assim pretendem apoiar esta causa.

Conforme explicou, irão estar várias pessoas a atender as chamadas do público por forma a facilitar o recebimento de donativos por parte de quem o queira fazer telefonicamente.

"Vamos sempre mudando e tentando fazer melhor", destacou o dirigente, referindo ainda contarem "este ano com mais apoio dos jovens e mais colaboração" também no que diz respeito à alimentação e transportes.

"Queremos que seja um sucesso", indicou, afirmando que tudo se destina a ajudar uma importante obra de caridade".

"Deixo uma mensagem a toda a nossa comunidade, a todos os empresários, a todas as pessoas, embora não gostando de insistir: acho que é um caminho nosso e um dever de todos apoiar instituições como a nossa que realmente ajudam os outros", frisou.

"Nós ajudamos aqueles que não podem trabalhar, que não têm condições para viver uma vida normal", concluiu a propósito do evento, que se realizará faça chuva ou faça sol.

No ano passado a Volta Luso atraiu mais de 600 participantes, numa demonstração de força e solidariedade para com a obra da LCCS e dos seus centros para adultos com deficiência.


Voltar a Comunidade em Foco


Voltar a Sol Português