1ª PÁGINA


12.ª edição do Concurso de Cantores:

Inês Sousa e Patrick Lopes serão os luso-canadianos na grande final

Por António Perinú e Fátima Martins
Sol Português

Tal como havia acontecido três dias antes, a Casa do Alentejo de Toronto voltou no passado sábado (3) a ser palco da segunda semifinal do Concurso de Cantores com John Santos (SCJS na sigla em inglês), a última prova antes da grande final, marcada para Abril próximo, e da qual sairão os vencedores desta que é já a 12.ª edição da popular competição.

Tal como na primeira semifinal, onde um dos cinco apurados – Patrick Lopes – era de origem portuguesa, este fim-de-semana seria escolhida mais uma voz luso-canadiana, Inês Sousa, que com os quatro outros finalistas completou o leque de 10 concorrentes que vão à final e elevou para dois o número dos que são de ascendência lusitana.

A prova registava 19 semifinalistas, repartidos em números iguais pelos habituais escalões, juvenil (9): Katie Mackay, Cassie Acevedo, Mikaela Santos, Adriana Sousa, KeAnna Clark, Emily Van, Aidan Rodricks, Maria Sweidan e Katelyn Mohan; e adultos (9): Julia Carvalho, Maria Kirschner, Justin Birco, Mark Pattison, Jessica Towler, Denisse Boada, Zandro Cinco Jr., April-Joyce Bulangcao, Marylord Goh e Inês Sousa.

Segundo foi anunciado, por motivo de doença Adriana Sousa não pôde estar presente e competir, ficando assim o grupo juvenil reduzido a oito participantes.

Como habitualmente, todos os concorrentes foram acompanhados musicalmente pelo criador do concurso, John Santos, no teclado e as suas provas avaliadas pelo júri – composto nessa noite por Jheo Navarro, Daniel Pires, Michael Browne, Patrick Albernaz, Mário Aguiar, Darnell-Barndon Thomas e Rosanne Baker Thornley – e pela votação do público.

Com a competição a ser transmitida mais uma vez em directo através do YouTube – onde, segundo John Santos, é visualizada por cerca de 8.000 pessoas – concorrentes e jurados foram entrevistados pela locutora Marisa Oliveira na sequência das provas.

Entretanto, e enquanto se fazia a contagem dos votos, subiram ao palco os cinco classificados da primeira semifinal, para interpretarem uma canção cada um.

O espectáculo incluiu ainda a participação da professora de canto AllysonArsénio-Rod, que tem vindo a dar apoio aos concorrentes ao longo dos vários meses do concurso, e da coordenadora Lisa Santos, ambas com uma canção que interpretaram acompanhadas musicalmente por John Santos.

A noite resultaria no apuramento de três finalistas juvenis (Ke-Anna Clark com a canção "Issues", de Julia Michaels; Katelyn Mohan com "Million Reasons", de Lady Gaga; e Maria Sweidan com "All I Ask", de Adele) e dois adultos (April-Joyce Bulangcao com "Hallelujah", de Alexandra Burke; e Inês Sousa com "I Dreamed A Dream", de Les Miserables), decididos com 50 por cento da votação do júri e 50 por cento do público.

A competição pelo título de vencedor desta 12.ª edição do Concurso de Cantores SCJS está marcada para dia 21 de Abril, no Centro de Convenções Pearson, em Brampton, e segundo John Santos a lotação já está esgotada, o que atesta a popularidade e prestigio que a competição atingiu.

Sendo que dois dos 10 finalistas (ambos no escalão de adultos) são de descendência portuguesa as probabilidades são boas de que um deles se venha a juntar aos vários outros luso-canadianos que ao longo destes anos conquistaram o título e estão já a fazer carreira no mundo da música.

Até lá há ainda muito trabalho a fazer por parte destes concorrentes no sentido de continuarem a apurar-se para que se possam apresentar-se no seu melhor, incluindo a gravação de um CD conjunto que denota a sua participação no concurso deste ano.


Voltar a Sol Português