PORTUGAL EM FOCO


Covid-19: Madeira com mais dez casos, total de infecções activas sobe para 83

A Madeira registou quinta-feira dez casos de Covid-19, todos importados, elevando o número de infecções activas no arquipélago para 83, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASaúde), apontado que um dos novos casos é um médico.

"Um dos casos positivos confirmados neste dia diz respeito a um profissional de saúde [médico] que, tendo estado ausente da Região Autónoma da Madeira, foi testado no aeroporto após regresso e aguardou o resultado no seu domicílio, sem que exista qualquer situação de contactos nos serviços de saúde", esclarece a entidade.

O arquipélago contabiliza agora 257 casos de infecção pelo novo coronavírus, já com 174 recuperados.

Os dez novos casos foram sinalizados no Aeroporto da Madeira, sendo seis provenientes do Reino Unido, dois da região de Lisboa e Vale do Tejo, um de França e um da Polónia.

No total dos 83 casos activos, 74 são importados e nove são de transmissão local.

"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 49 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 33 em alojamento próprio e um doente encontra-se internado na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça", refere o IASaúde.

À data, 19.235 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação `MadeiraSafe', das quais 8.680 estão em vigilância activa.

O IASaúde indica que há também a reportar cinco situações suspeitas em estudo.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 1 de Julho, foram já efectuadas 76.668 colheitas para teste à Covid-19.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.040 pessoas dos 81.256 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.


Voltar a Portugal em Foco


Voltar a Sol Português