1ª PÁGINA


Bolieiro destaca natureza como "galinha dos ovos de ouro" dos Açores

O Presidente do Governo Regional dos Açores destacou na passada semana a Natureza como a "galinha dos ovos de ouro" da Região, a propósito das oportunidades de investimento no arquipélago, numa sessão dirigida à diáspora açoriana nos Estados Unidos da América.

"A Natureza é a nossa galinha dos ovos de ouro", afirmou José Manuel Bolieiro, na primeira visita oficial ao estrangeiro como líder do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, a algumas dezenas de dirigentes associativos culturais e económicos das comunidades Açorianas do Estado de Rhode Island, em East Providence.

De acordo com uma nota de imprensa do Governo Regional, Bolieiro alertou para as oportunidades de investimento nas nove ilhas da Região e valorizou o papel dos Açores como destino turístico capaz de criar riqueza e emprego, sempre com foco na "sustentabilidade ambiental".

O Presidente do Governo Regional dos Açores realizou, juntamente com o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, uma visita à diáspora Açoriana da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América (EUA), deixando em East Providence "um abraço fraterno dos Açores e da Açorianidade".

"Como Açoriano, estou muito orgulhoso da nossa comunidade, do vosso sucesso. Os Açores beneficiam muito da vossa capacidade de singrar na vida", disse.

A Açorianidade e a Portugalidade "projectam-se pelo mundo fora, e sobretudo no quadro da diáspora, porque no país de acolhimento", pelo "prestígio e mérito" de quem emigrou, "há consideração pelos Açores e por Portugal", descreve o comunicado.

José Manuel Bolieiro deixou a garantia, pelo XIII Governo Regional dos Açores, de querer promover um "relacionamento futuro que confirme, consolide e inove" o papel da diáspora Açoriana, sempre com diálogo e "humildade e interesse" em ouvir os anseios das pessoas.

"Luto contra a ilusão que sabemos tudo sem ouvir ninguém e que determinamos, como dirigentes, sem que os outros tenham uma oportunidade de ouvir e acolham uma decisão de cima para baixo. Estes encontros de comunidade e empreendedores também podem ser uma oportunidade para ouvirmos sugestões e apreciações críticas de como fazer mais e melhor", afirmou.

O Presidente do Governo explicou que a orgânica do actual executivo, saído das eleições do final de 2020, incutiu a tutela das comunidades na Vice-Presidência, "prova da importância dada a todos os que, partindo dos Açores ou sendo descendentes de Açorianos, são merecedores de prestígio, gratidão e reconhecimento".

O governante destacou que, nos Açores, há "agora um Governo que não é só de um partido e resulta antes de "humildade democrática" e de "entendimento, concertação e razoabilidade por causas comuns".

"O nosso percurso não é fazer o que sempre foi feito, se não os resultados serão os mesmos", observou.

Bolieiro garantiu empenho em "resolver os encargos" em prol da estabilidade da Região.


Voltar a Sol Português